A gestora de recursos QR Asset Management recebeu nesta sexta-feira (19) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aval para lançar na B3 seu Exchange Traded Fund (ETF) de bitcoin, o primeiro referenciado na mais conhecida das criptomoedas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A oferta primária dos ativos, estimada em cerca de R$ 500 milhões, será para investidores qualificados.

Segundo Fernando Carvalho, presidente da QR Capital, controladora da QR Asset, os agentes financeiros para coordenar a oferta estão sendo escolhidos.

De acordo com o executivo, o ativo pode ser uma alternativa de diversificação de portfólio para fundos multimercado e tem atraído interesse de family offices e dos chamados investidores profissionais.

A expectativa é de que os ETFs sejam depois listados na bolsa de valores paulista até junho, negociados sob o ticker QBTC11, quando poderão ser negociados por investidores de varejo.

O ETF será referenciado no índice de bitcoin dos contratos futuros da Chicago Mercantile Exchange (CME).

O anúncio ocorre no momento em que diversas instituições financeiras internacionais têm feito movimentos para dar acesso a clientes às negociações com criptomoedas, que têm ganhado crescente apelo entre investidores de varejo, enquanto o bitcoin atinge sucessivas máximas históricas.

Na quarta-feira (17), o Morgan Stanley se tornou o primeiro grande banco dos EUA a oferecer a seus clientes de gestão de fortunas acesso a fundos bitcoin.

"Até agora, o investidor só comprava em mercados não regulados, com os ETFs o acesso vai ser mais democratizado", disse Carvalho.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters