O que é Gestão de Carteira?

A Gestão de Carteira é o nome dado à prática de avaliar constantemente os ativos existentes em um portfólio de investimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa avaliação pode ser feita de diversas formas, por meio do rendimento, risco, liquidez e demais aspectos referentes aos ativos que o compõem.

A Gestão de Carteira vai muito mais além da simples compra e vender ativos, o gestor precisa ficar atento às novidades do mercado, aos vencimentos dos títulos, custos, tributação, liquidez e demais aspectos que envolvem o investimento e o mercado financeiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Gestão de Carteira na Prática

Para o investidor conseguir efetuar uma boa Gestão de Carteira, o mesmo precisa ficar atento a alguns aspectos dos investimentos, dentre eles o perfil do investidor.

Conhecer o próprio perfil antes de iniciar a construção de uma carteira é fundamental. É através do perfil que será possível traçar uma estratégia com os ativos existentes no mercado.

Por meio do perfil do investidor será possível até determinar qual é o nível de risco mais apropriado à carteira.

Será que o investidor tem um perfil mais conservador? Ou de repente moderado? Arrojado? Tudo isso será respondido pela análise de perfil.

Dentro das próprias corretoras existem questionários que já conseguem ajudar nessa avaliação do perfil.

Depois, com perfil determinado, o investidor pode dar início às análises dos investimentos que vão fazer parte da carteira.

Pontos como risco, rentabilidade e liquidez são sempre importantes para serem avaliados antes de qualquer investimento, mesmo quando o perfil for mais conservador e os ativos forem quase todos de renda fixa.

Ainda com relação à prática de gerir uma carteira de investimentos, o interessado precisa aplicar ferramentas de gestão, pesquisar ativos e conhecer indicadores financeiros.

Tudo isso vai ajudar a aperfeiçoar os investimentos e a carteira como um todo.

Análise na Gestão de Carteira

Para conseguir construir uma boa carteira de investimentos, o gestor terá que analisar bastante. São tantos ativos de diferentes tipos que a análise precisa ser adaptada para cada um. 

Por exemplo: ao procurar ações para compor a carteira, o investidor terá que avaliar a área de atuação da empresa, liquidez da ação, faturamento da companhia, lucros, margem líquida, P/L (Preço da ação dividido pelo Lucro por ação) e demais indicadores.

Quando o assunto for renda fixa, com o investimento e CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) a análise ficará por conta da segurança da instituição financeira que está emitido o título, prazo de vencimento e rentabilidade do papel.

Todos os aspectos que incorporam um título de investimento devem ser avaliados pelo gestor antes de qualquer coisa entrar na carteira. Assim, a análise de investimento referente à carteira é fundamental para uma boa performance.

Benefícios da Gestão de Carteira

Um dos principais benefícios da Gestão de Carteira está na administração e organização do portfólio do investidor.

Quando os investidores não se atém à organização de uma carteira, os ativos que fazem parte dela não terão administração necessária para formar bons resultados.

A alocação de ativos é uma forma eficiente de organizar a extrair o máximo do dinheiro investido, por exemplo.

Por isso, quando aplicado uma boa gestão de carteira o investidor tem a tendência de conseguir proteger e rentabilizar melhor os recursos aplicados.

A Gestão constante da carteira também ajuda na melhor avaliação dos ativos que compõem a mesma. 

Por meio dessa avaliação e do constante acompanhamento, é fácil identificar aqueles investimentos que produzem ou não retornos.

Na tentativa de arrumar e melhorar a carteira, o acompanhamento frequente ajuda bastante e consegue influenciar na melhor performance do portfólio.