O que é GDR?

GDR é uma sigla para Global Depositary Receipt, ou Recibo Global do Depositário. O GDR é uma forma mais simples de investir em ações de empresas estrangeiras que não possuem ações na bolsa de valores local.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ou seja, para investir em uma companhia como a Apple aqui no Brasil, o investidor terá que recorrer a um GDR, por exemplo.

O GDR tem uma importante função de facilitar o investimento em ações de outros países. Assim, as pessoas não precisam recorrer à abertura de conta no exterior.

Isso reduz burocracia e eventuais custos. O GDR é uma ótima opção de investimento, muito prática e fácil acesso.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

GDR na Prática

O GDR, como o próprio nome já diz, é um recibo referente a um depósito. Esse depósito, no caso, são as ações de uma determinada empresa.

O GDR funciona assim: uma instituição financeira, local, vai fazer a emissão dos GDR para os investidores locais. Esse GDR terá lastro em ações de uma firma do exterior.

Para efetivar esse lastro e construir o GDR, a instituição precisa fazer a aquisição de tais ações no exterior e deixar esses valores depositados em uma instituição que pode ser a mesma.

Com a oferta dos GDR, a instituição consegue levantar os recursos, faz a aquisição das ações, deixa as mesmas depositadas e assim, os GDR tem o lastro e já podem ser negociados em bolsa de valores.

O GDR tem características bem semelhantes a uma ação, porém, como mencionado, o GDR tem lastro nas ações da empresa no exterior, já uma ação normal, é referente a empresa.

GDR no Brasil

No Brasil os GDR já existem a um bom tempo e são denominados de BDR (Brazilian Depositary Receipt, ou Recibo Brasileiro do Depositário).

Por meio dos BDR, os investidores brasileiros têm a oportunidade de investir em empresas como a Apple, Facebook, Microsoft, Exxon, entre várias outras.

O BDR ajuda muito os investidores locais quando o assunto é diversificação. Investir em empresas do exterior não significa só oportunidade de lucrar, mas sim, de diversificar e de alocar os recursos em ativos influenciados diretamente pelas oscilações do dólar, por exemplo.

Tudo isso funciona como uma vantagem para o investidor e para o mercado nacional.

Benefícios do GDR

Ao comprar um GDR, o investidor está diversificado e acessando ativos de outros países. Sendo que tudo isso acontece de forma prática e muito ágil.

Da mesma forma que o investidor compra ações das empresas brasileiras, existe a possibilidade de comprar o GDR, ou no caso do Brasil, BDR.

Se a praticidade não fosse suficiente, outro benefício se encontra na rentabilidade dos BDR. O índice BDRX, composto por uma lista de BDR, vem conseguindo gerar ganhos superiores a 235% nos últimos cinco anos, em comparação ao o Ibovespa no mesmo período vem alcançando rentabilidade de 130% aproximadamente. 

Uma das causas para uma rentabilidade tão elevada está no dólar. Os BDR sofrem certa influência do dólar, uma vez que as ações que os BDR representam, em grande maioria, são precificadas em dólar.

No Brasil, para investir em BDR, o interessado pode fazer a aquisição de um lote, que terá um número total de um BDR.

Com um lote mínimo, o investidor tem ainda mais acesso às BDR e oportunidades oriundas do exterior.

Os BDR também pagam distribuições, ou melhor repassam aos investidores. As distribuições feitas pelas ações, quando realizadas, são repassadas aos investidores por meio dos BDR.

Isso é mais um benefício, uma vez que dá para construir renda através dos BDR.