O que é Gatekeeper?

Gatekeeper é uma palavra de origem inglesa que significa: porteiro, ou guardião do portão. No mundo financeiro, Gatekeeper é o profissional ou instituição que oferece segurança e credibilidade ao mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No mercado financeiro existem vários exemplos de Gatekeepers, dentre eles nós podemos citar as:

  • Empresas de Rating;
  • Auditores;
  • Contadores;
  • Gestores;
  • Bolsas de valores;
  • Corretoras;
  • Conselhos fiscais;
  • Reguladores;
  • Entre outras pessoas e instituições.

Com todas essas instituições trabalhando como Gatekeepers do mercado, eventuais problemas e riscos são mitigados.

Gatekeepers na Prática

Todos aqueles que exercem alguma função de Gatekeepers possuem determinadas responsabilidades com relação à regulação e fiscalização do mercado.

Por exemplo, as corretoras possuem os agentes autônomos de investimento, sendo que as corretoras funcionam como Gatekeepers dos agentes.

Como os agentes não podem trabalhar para mais do que uma corretora, a própria instituição está fiscalizando e monitorando os trabalhos de seus agentes.

Esse monitoramento ocorre por meio das plataformas de investimento. Através das listas de ordens e notas de corretagem.

Vale destacar a normativa CVM 497 que trata do trabalho do agente autônomo com somente uma corretora.

Outro exemplo de instituição que trabalha como Gatekeeper são os auditores. Por meio das auditorias, os documentos contábeis são verificados e eventuais erros são corrigidos.

Caso haja mais do que erros, como por exemplo, esquemas de fraude, a própria auditoria pode identificar e notificar a empresa.

Uma das principais formas de avaliar os números de uma empresa listada na bolsa é através dos balanços patrimoniais e dos demonstrativos de resultado.

Erros e esquemas de fraude podem ocorrer em tais relatórios e por isso o trabalho da contabilidade e dos auditores é fundamental para evitar qualquer tipo de problema em tais relatórios e consequentemente, reduzir possíveis prejuízos dos investidores.

Assim, com todas as instituições trabalhando como Gatekeepers, deficiente algum investidor será lesado no mercado.

Características do Gatekeepers

O Gatekeeper precisa ter algumas características para conseguir efetuar sua função com excelência.

Dentre essas características nós temos a comunicação. Para ser um bom Gatekeeper a instituição ou pessoa precisa exercer boa função na comunicação, passando ao mercado orientações e instruções relacionadas a boas condutas.

Além disso, ao averiguar irregularidades com alguma instituição, empresa ou a fim, o Gatekeeper precisar tomar as medidas apropriadas para comunicar os órgãos e agentes de mercado.

A característica de reconhecimento é outra função importante do Gatekeeper. O Gatekeeper precisa realizar o reconhecimento de más práticas.

Outro ponto importante relacionado ao reconhecimento está na própria divulgação e apresentação perante aos demais agentes e participantes do mercado.

O Gatekeeper precisa ser de fácil reconhecimento e assim, aqueles que trabalham ou utilizam o mercado tem como se orientar e procurar os mesmos, caso haja necessidade.

Relevância do Gatekeeper

No mercado financeiro aqueles que trabalham como Gatekeeper tem uma função importante e de alta relevância.

É através da proteção e do cuidado dos Gatekeepers que o mercado é um ambiente confiável. Sem a confiança ou estabilidade proporcionada pelas pessoas e órgãos competentes, o mercado seria um ambiente difícil e de pouca liquidez.

O trabalho de corretoras, agentes autônomos, casas de rating, bancos, fundos de investimento, gestoras e demais instituições financeiras é importante e tem papel principal como Gatekeepers.