O que é GARP?

GARP é a sigla para Growth At a Reasonable Price. O termo inglês significa: Crescimento a um preço razoável. GARP é uma estratégia de investimento criada e utilizada pelo investidor Peter Lynch.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

GARP é uma estratégia que mescla duas formas de investimento, o Growth Investing e o Value Investing.

A ideia aqui é unificar as ideias de comprar empresas que possam estar descontadas na bolsa de valores, com um valor intrínseco maior do que aquele apresentado na bolsa de valores.

Além das ações que têm potencial de valorização, as empresas de menor porte, por exemplo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

GARP na Prática

A estratégia de buscar empresas baratas e com potencial de crescimento elevado é bem interessante, principalmente pelo seu próprio propósito, que é de conseguir encontrar valor na bolsa de valores.

Mas como fazer isso? Encontrar uma empresa e conseguir identificar que a mesma está sendo negociada a um preço baixo e que possui um potencial elevado de valorização não é uma tarefa fácil.

Uma das formas de fazer isso é identificando o P/L (Preço da ação dividido pelo lucro por ação) da empresa.

Vale destacar que empresas com P/L existem por toda parte. Quando uma companhia apresenta um P/L baixo, geralmente isso significa que a companhia não é boa.

O mercado pode errar, mas não erra com todas as ações. Então, a procura por uma empresa com um P/L baixo e bom potencial de valorização é difícil.

Uma das formas de conseguir melhorar a análise e o filtro para identificar uma potencial ação é através da comparação com outras empresas do mesmo segmento.

O P/L é um indicador relevante nessa análise, mas somente um indicador não levará o investidor ao sucesso.

Na busca por uma empresa boa e barata, o investidor precisa ficar atento ao negócio, posição no mercado, lucros, receita, margens, endividamento, retorno sobre o patrimônio líquido, e outros indicadores.

PEG e GARP

Ao falar de indicadores é preciso trazer para a discussão o índice PEG (Price Earnings to Growth Ratio).

Através do P/L e da taxa de crescimento esperada é possível encontrar o índice PEG. Esse índice nos dará um norte com relação se a empresa tem potencial ou não.

Por exemplo, se a companhia tem um P/L de 30 e uma taxa de crescimento de 15, isso significa que (30/15 = 2), ou seja, o índice PEG está em 2.

Empresas que tenham um índice PEG em 1, ou abaixo, mostram que existe uma grande chance do negócio estar sendo despercebido na bolsa de valores, ou seja são empresas com potencial elevado.

Quando o índice PEG está superior a 1, então a ação pode estar mais valorizada. Quanto mais alta, mais valorizada e fora da estratégia a empresa está.

Riscos com o GARP

Como qualquer estratégia ou indicador, o GARP não representa uma certeza, portanto, mesmo que o resultado do índice PEG ou de outros indicadores seja positivo, não há como tomar como certeza que determinado investimento vá de fato gerar resultados positivos.

O investidor precisa se utilizar das estratégias existentes, mas ainda sim é necessário trabalhar com o gerenciamento de risco.

Como o investimento por si só já representa um risco, o gerenciamento é importante para reduzir os impactos de determinados investimentos.

Portanto, se uma empresa mostrar grande potencial e valorização e um preço baixo, o investidor pode colocar em prática a estratégia de GARP, mas sempre atento aos eventuais riscos que a mesma pode ocasionar.