O que é Garantia Residual?

Garantia Residual é uma forma de garantia concedida para empresas que estão fazendo a subscrição de ações. Quando oferecida à empresa emissora, a instituição que faz a subscrição fica com uma parte das ações não compradas na oferta pública.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com a aquisição da parcela residual das ações a empresa emissora consegue liquidar a totalidade das ações oferecidas ao mercado.

Desse modo, o valor levantado é o total da oferta, fato que favorece a empresa e dá uma garantia a mesma. Por isso de Garantia Residual.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Garantia Residual na Prática

Quando uma empresa faz o lançamento de ações na bolsa de valores, é comum que haja a intervenção de um grupo de instituições financeiras para fazer a distribuição das ações.

Assim a companhia levanta mais recursos, vendendo mais ações e as instituições ficam encarregadas de intermediar a negociação juntos aos investidores e demais interessados.

Ao realizar esse procedimento, dentro das cláusulas junto às instituições, a Garantia Residual pode estar vinculada.

Nesse caso, após a subscrição das ações, aquelas remanescentes são adquiridas pela instituição financeira, ou as, e assim a empresa emissora consegue levantar a totalidade do capital planejado.

A instituição, ou às, acabam ficando com as ações residuais e posteriormente podem negociar as mesmas no mercado, ou permanecer com elas.

Vantagens da Garantia Residual

A vantagem definitivamente fica por conta da empresa emissora das ações. Quando a instituição financeira oferece a Garantia Residual a empresa emissora, a mesma terá certeza que conseguirá levantar os recursos desejados.

Ou seja, a oferta de ações será um sucesso, uma vez que a totalidade dos recursos será levantada.

Com relação à empresa que dará a subscrição das ações, a mesma ficará com as ações residuais, caso sobre alguma coisa.

Ainda existe a possibilidade de lucrar, com uma eventual valorização, mas, isso vai depender da performance da empresa e principalmente do apetite do mercado.

De qualquer forma, para uma instituição que está fazendo a subscrição das ações, o melhor negócio seria não ter a Garantia Residual, porém, como existem ganhos por meio de comissões, conseguir realizar o serviço de subscrição de ações é uma tarefa lucrativa e interessante.

Diferença entre Garantia Firme, Residual e Melhores Esforços

A Garantia Firme, dentre as três, é a mais interessante porque garante a compra de toda subscrição.

Ou seja, a empresa que emitir as ações no mercado saberá de antemão que vai conseguir levantar o valor integral de imediato.

A Garantia Residual considera a aquisição de parcela residual das ações que não foram adquiridas pelos investidores na subscrição.

Desse modo, a empresa emissora ainda terá os recursos, de qualquer forma, porém, será necessário fazer o lançamento das ações e após um período, aquelas ações que permaneceram sem serem adquiridas serão compradas pelas instituições financeiras.

Por último temos os Melhores Esforços. Quando a garantia é de Melhores Esforços as empresas que farão a intermediação da subscrição das ações da empresa emissora vão se comprometer em realizar o melhor trabalho possível para conseguir vender todas as ações.

Assim, não há um comprometimento direto das instituições junto à empresa, relacionado às ações que sobrarem ou a sua totalidade.

Portanto, caso a empresa não consiga vender todas as ações, as instituições que fizeram a subscrição não têm a obrigatoriedade de comprar as ações remanescentes.