O que é Garantia Flutuante?

Garantia Flutuante é uma espécie de garantia geralmente oferecida em debêntures.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O funcionamento é simples, depois da Garantia Real, aqueles protegidos pela Garantia Flutuante têm prioridade no recebimento dos valores em caso de inadimplência ou falência.

Dentre as formas de garantia que as debêntures oferecem aos seus investidores, existem quatro tipos, elas são:

  • Garantia Real;
  • Flutuante;
  • Quirografária;
  • Subordinada.

Depois da Garantia Real a Flutuante é aquela mais interessante.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Garantia Flutuante na Prática

Caso a empresa emissora das debêntures ofereça aos seus investidores a Garantia Flutuante, na hora da emissão dos papéis haverá uma série de ativos que poderão servir como garantia.

Ou seja, diferente da Garantia Real, na Garantia Flutuante não existe um ativo predefinido como garantia.

Vale destacar que após a emissão das debêntures e ao longo da duração do investimento, a empresa emissora pode alterar o bem deixado como garantia.

De qualquer forma, a garantia contínua e de alguma forma, os investidores têm assegurado um bem em caso de falência ou inadimplência.

Observando as demais opções de garantia, a Garantia Flutuante é uma das mais interessantes, sem dúvida.

Outro ponto que a Garantia Flutuante traz proteção aos investidores está relacionado à emissão das debêntures.

O valor total da emissão não pode ultrapassar o valor de 70% do total de ativos e bens da firma.

Desse modo, a garantia provavelmente vai cobrir a emissão das debêntures.  Se por ventura as perdas ocorrerem, elas serão mínimas e limitadas.

Benefícios da Garantia Flutuante

Investir em debêntures não é uma tarefa fácil. Depois de comprar uma debênture, uma eventual negociação do título no mercado pode gerar perdas ao investidor devido a pouca liquidez do mercado.

Além disso, as debêntures não contam com garantias como o FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Por isso, ao investir em debêntures é preciso ficar atento às garantias do papel e as condições da empresa emissora.

A Garantia Flutuante, dentre as quatro existentes, é uma das melhores. Só perde para a Garantia Real.

Por exemplo, a Garantia Quirografária ou subordinada não oferece qualquer tipo de ativo ou direito da empresa em garantia aos valores investidos.

Na verdade, a Garantia Quirografária oferece uma posição “melhor” na fila de credores, caso haja uma inadimplência ou falência da empresa.

Depois dos encargos trabalhistas e dos impostos, os credores das debêntures com Garantia Quirografária recebem seus valores. 

É claro, que em muitas ocasiões, já é difícil os trabalhadores conseguirem recuperar seus valores, imagina os investidores.

No caso da garantia subordinada, o investidor espera praticamente em último na fila, junto dos demais credores.

Com a Garantia Subordinada, o investidor não possui muita segurança com relação à debênture.

Cuidados com a Garantia Flutuante

Mesmo que uma debênture tenha a Garantia Flutuante, o investidor ainda sim, precisa analisar com cuidado a empresa emissora.

A debênture é um investimento arriscado e pode conceder bom retorno, mas deve ser muito bem analisado antes de qualquer coisa.

A Garantia Flutuante concede certa proteção ao investidor, mas não exime o mesmo dos riscos e nem do stress com uma eventual falência da empresa.

Em caso de falência ou inadimplência, os recursos não serão resgatados de imediato e um processo, provavelmente, será iniciado.

Tudo isso pode levar um bom tempo até ser solucionado. Até lá o investidor vai demorar para ver o dinheiro de volta.

Por isso, uma boa alternativa são os fundos de debêntures, inclusive os fundos de debêntures incentivadas (que possuem isenção de imposto de renda).