O que é Ganho Real?

O Ganho Real é um termo utilizado para denominar o ganho acima da inflação. Quando uma pessoa faz o investimento e posteriormente realizar o lucro, esse ganho pode ou não ter um Ganho Real.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por exemplo: um investidor fez o investimento de um ano em um CDB (Certificado de Depósito Bancário) com uma taxa prefixada de 3% ao ano.

A princípio, ao final da aplicação o investidor conseguiu um lucro de 3% sobre o valor investido. 

Porém, ao considerar o efeito da inflação sobre o dinheiro, o investidor precisa descontar desses 3% de ganho a variação da inflação que foi de 5% ao ano.

Ou seja, só para conseguir manter o poder de compra o investidor precisava ganhar ao menos 5% líquido em sua aplicação, fato que não ocorreu.

Observando isso, ao invés de um Ganho Real, o investidor registrou perda do poder de compra, ou somente um ganho nominal.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Ganho Real na Prática

Vamos supor que um investidor está avaliando possibilidades de investimentos. Ao considerar um futuro com uma taxa de inflação oscilante, as alternativas de investimentos atreladas à inflação são mais interessantes.

Isso acontece porque o investimento já possui uma correção pela inflação além de mais uma taxa prefixada.

Desse modo, o Ganho Real se dará pela taxa de juro prefixada, uma vez que o papel já terá a correção pela inflação integrada.

Por outro lado, o investimento em ações também é bom. Mas, nesse caso, não há como garantir que o investimento sofrerá alguma espécie de correção ao longo do período.

Por se tratar de um investimento de renda variável não há como considerar uma eventual valorização, nem que tal ganho possa cobrar a oscilação da inflação.

Aliás, o investimento no final das contas pode até registrar perdas ao invés de uma valorização.

Ao considerar a inflação em suas análises de investimento, a pessoa terá uma visão mais sincera a respeito de um eventual Ganho Real.

Ao olhar só o ganho nominal, o investimento pode acabar sendo ruim. Enquanto a taxa Selic esteve em 2% ao ano, a inflação medida pelo IPCA chegou a registrar mais de 6% em 12 meses.

Ou seja, aqueles que permaneceram em investimentos pagando 100% da taxa Selic registraram  perda do poder de compra ao invés de um Ganho Real.

Relevância do Ganho Real

É por meio do Ganho Real que o investidor conseguirá um resultado que vai trazer impactos no padrão de vida e na correção dos valores poupados.

Ao investir em aplicações que não conseguem cobrir os efeitos da inflação, no médio a longo prazo, o dinheiro poupado vai se perdendo e o capital não terá o efeito esperado no futuro.

É natural que o dinheiro poupado gere uma expectativa de ganhos e uma potencial aposentadoria tranquila, porém, o fato de simplesmente poupar e conseguir um mínimo de rendimento não é suficiente.

Segurança e rendimento precário só vão lhe oferecer um pouco de dinheiro no futuro. É preciso acompanhar de perto os ganhos do capital e ver se o Ganho Real realmente está ocorrendo.

Benefícios do Ganho Real

Ao conseguir empregar em sua carteira uma métrica e procurar constantemente investimentos que ofereçam ganhos reais, o seu patrimônio vai se distanciar da inflação e vai entregar um resultado potencialmente elevado.

Desse modo, em questão de tempo o seu dinheiro vai se multiplicar a ponto de gerar renda consideravelmente importante.

Para aqueles que buscam a Independência financeira uma aposentadoria sólida é fundamental se ater ao Ganho Real.

Sem o Ganho Real dificilmente você conseguirá viver de renda proveniente do capital investido.