
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou no início da noite desta quarta-feira, 20, ter rejeitado formalmente a segunda contraproposta apresentada pela Petrobras (PETR4) para acordo coletivo de trabalho.
→ Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.
Ontem, a direção da empresa ofereceu à categoria um aumento salarial de 7%, novamente rejeitado.
Uma oferta de 5% de reajuste já havia sido rejeitada pelos trabalhadores em 11 de julho.
Segundo a FUP, embora venha acima da proposta anterior, um aumento de 7% ainda continua abaixo da inflação projetada para o período.
Eles pedem reposição da inflação entre setembro de 2021 e agosto de 2022 e mais a reposição salarial das perdas nos seis anos entre 2016 e 2021, equivalente a 3,8% adicionais.
Com isso, diz a FUP, a categoria não busca um aumento real de salário. Em nota, a FUP disse que pleiteia a apresentação de mais uma contraproposta pela Petrobras, a terceira do ano, em linha com as reivindicações da categoria.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.
Além disso, a entidade pede a realização de reuniões temáticas com representantes da Petrobras para avançar em negociações sobre banco de horas, plano de saúde, tabelas de turno e teletrabalho.
"A nova proposta foi considerada pela categoria a repetição do mesmo projeto de acordo coletivo que já havia sido rejeitado por unanimidade pelos petroleiros, nas assembleias", diz a FUP em nota.
Todos os 12 sindicatos regionais que compõem a FUP reprovaram em assembleia a segunda contraproposta.
Segundo o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, não houve "qualquer avanço relevante" nas negociações.
→ Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa.
"Nos preocupa muito chegar ao meio de julho com uma segunda proposta nesse nível. É como se vocês (gestores) estivessem incitando propositalmente a categoria contra a empresa", comentou também em nota.
Bacelar disse ainda que a Petrobras tem imposto a data de 31 de agosto como limite para o fechamento do acordo, o que "não vai intimidar os sindicatos".
Resultado da Petrobras no Primeiro Trimestre de 2022
Os resultados da Petrobras (PETR4) referente a suas operações do 1T22, foram divulgados no dia 8 de Maio, apresentou um lucro líquido de R$ 44,8 bilhões no 1T22, alta de 3.409,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
O Ebitda ajustado da Petrobras atingiu R$ 77,7 bilhões no 1T22, apresentando crescimento de 58,8% na comparação com o 1T21.
A margem líquida da Petrobras atingiu 31,6% no 1T22, apresentando crescimento de 30,1 pontos percentuais na comparação com o 1T21.
A ações da Petrobras (PETR4) acumulam alta de 3,33% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 59,81% nos últimos 12 meses.
Quer Receber Análises de Ações?
Fonte: Estadão Conteúdo.