Levantamento realizado pela Anbima, a pedido do UOL, mostra que investidores têm preferido fundos de ações a fundos de renda fixa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A crise causada pela pandemia de Coronavírus não afastou o brasileiro das opções de investimento em renda variável.

Pelo contrário, dados indicam que, hoje, existe um interesse maior pelos fundos de ações do que pelos fundos de renda fixa.

Conforme levantamento realizado pela Anbima, a pedido do UOL, para os fundos de ações, o total de novos depósitos superou os saques em R$ 9,8 bilhões, no período de 1° de março a 15 de maio.

Em comparação, para os fundos de renda fixa, houve R$ 91,8 bilhões mais saques do que depósitos.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita

Motivos vão da melhora na educação financeira ao corte na taxa de juros

Vários motivos podem explicar a surpreendente disposição dos brasileiros para investir em ações no momento atual.

Em primeiro lugar, existe mais facilidade de acesso à informação, fortalecendo a educação financeira da população em geral.

Recentemente, por exemplo, a B3 inaugurou um hub de educação financeira gratuito.

Em segundo lugar, também há mais ferramentas disponíveis que facilitam o processo de investir, mesmo para quem não é especialista em bolsa de valores.

Além disso, e possivelmente mais importante, os juros baixos tornam os rendimentos da renda fixa insignificantes; e, na comparação, a renda variável fica bem mais atrativa.

A Selic em 3,00% faz a renda fixa render 1% ao ano. Essa baixa perspectiva de retorno incomoda o investidor mais do que o risco da bolsa de valores.

Quem investe em fundos de ações agora, se beneficia da tendência de alta

Se nem o período mais duro da crise do Coronavírus fez o brasileiro desistir da bolsa de valores, agora é ainda mais provável que as pessoas busquem essa alternativa.

O índice Ibovespa passou as últimas duas semanas em predominante alta, e os analistas técnicos avaliam que pode atingir 120 mil pontos até dezembro.

Com essa expectativa positiva, os especialistas sugerem aos investidores que não abram mão cedo demais da posição comprada.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.