O que é fundo long e short?

Fundo long short é um fundo de investimento que realiza aplicações no mercado financeiro apostando tanto na alta quanto na queda dos ativos. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A expressão “long” se refere aos ativos em que o fundo se posiciona como “comprado”, ou seja, esperando que haja uma valorização ao longo do tempo.

Já o “short” são os ativos que se espera que venham a se desvalorizar, de modo que o fundo se posicionará como “vendido”.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o fundo long e short?

Um fundo long short tem uma estrutura operacional semelhante a qualquer outro tipo de fundo de investimento.

Os fundos de investimentos seguem as normas de funcionamento da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é o órgão que fiscaliza o mercado financeiro e de capitais do Brasil.

Cada fundo long short apresenta ainda uma regulamentação própria, com regras definidas quanto à sua forma de operação.

As regras do fundo devem constar os objetivos a serem perseguidos, os tipos de ativos que deverão compor a carteira, o nível de risco, e os custos cobrados para os participantes.

Tradicionalmente, a maioria dos fundos de investimentos são “long-only”, ou seja, “apenas comprado”, o que significa que investem apenas na alta dos ativos.

No caso dos fundos tradicionais, se algum ativo fosse considerado sobrevalorizado (muito caro), o gestor apenas iria evitar comprá-lo para a carteira do fundo.

nos fundos long short o gestor terá maior flexibilidade, podendo aproveitar esse cenário e apostar na queda do ativo que se considera caro demais. 

Assim, os fundos long short podem ganhar tanto na alta do mercado quanto na baixa, o que cria possibilidades tanto de retornos maiores quanto de riscos menores. 

Como funciona a operação long e short?

No mercado financeiro, long short é uma operação de arbitragem entre dois ou mais ativos que têm um nível considerável de correlação entre si. 

O objetivo do long short é aproveitar essa correlação para lucrar com operações nos momentos em que os dois ativos se distanciam.

Isso porque, dada a existência de uma correlação de longo prazo, se espera que cedo ou tarde haja uma convergência entre os dois ativos.

Assim, o long short ocorre quando o investidor compra um desses ativos (long) e vende o outro (short). 

Ao convergirem seus preços um para o outro, é de se esperar que o ativo que foi comprado tenha um aumento de preço maior do que o ativo que foi vendido.

Nesta estrutura de operação, também pode-se obter um ganho caso o ativo vendido tenha uma queda maior do que o ativo que foi comprado.

Dessa forma, a operação long short entregará ganhos tanto em um cenário de alta quanto no cenário de queda do mercado.

No long short, o ganho da operação está na pequena diferença de performance que ambos ativos sofrem em momentos de alta ou queda do mercado. 

Isso acontece porque, normalmente, um dos ativos sempre se valoriza ou desvaloriza mais do que o outro.

Há outras estratégias de operações do tipo long short, como comprar um ativo e vender outro com correlação negativa.

Entretanto, o risco aqui é maior, pois pode ocorrer do ativo vendido subir e o ativo comprado cair, o que gera uma perda dupla para o investidor.

As operações do tipo long short são mais complexas, pois é necessário entender muito bem como funciona a correlação entre os ativos que serão utilizados para estruturar a operação.

Por isso, esse não é um tipo de operação recomendada para investidores iniciantes.

Vantagens dos fundos long e short

Apesar de complexo, os fundos long short possuem muitas vantagens para o investidor.

A principal vantagem é o de serem fundos com risco relativamente controlado. Isso porque as operações do tipo long short permitem ganhos tanto na alta quanto na baixa.

Essa possibilidade de ganhos tanto na alta quanto na baixa é outra vantagem dos fundos long short, pois permitem que o fundo tenha ganhos independentemente da situação do mercado.

Por fim, uma terceira vantagem importante é que as operações de long short permitem ao fundo trabalhar com alavancagem, ou seja, realizar aplicações maiores que o capital do fundo.

Isso se deve por causa da proteção da própria estratégia de compra em duas pontas, na qual o ativo comprado serve como margem de garantia para a realização da operação da parte vendida.