O que é fundo fechado?

Fundo fechado é um tipo de fundo de investimento em que os participantes não podem solicitar o resgate das cotas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além disso, os fundos fechados não permitem a entrada de novos cotistas após o término da emissão das cotas.

Caso haja o desejo de aumentar a quantidade de recursos, os fundos fechados podem emitir novas cotas, mas isso ocorre em janelas de tempo definidas, ou seja, não é algo corriqueiro.

Essas e outras decisões devem passar pela aprovação dos participantes a partir da convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária.

Para investir em um fundo fechado é muito simples. Basta entrar na sua corretora e digitar o código do fundo fechado que deseja (ticker) e realizar a sua oferta.

O processo é semelhante ao da compra de ações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Diferença entre fundo fechado e fundo aberto

Os fundos de investimentos apresentam uma série de características, sendo uma delas a de poder serem abertos ou fechados.

Antes de analisarmos as diferenças entre estes dois tipos, vale lembrar que os fundos abertos e fechados não apresentam restrições quanto ao tipo de aplicação em ativos

Ou seja, os fundos abertos e fechados podem ser constituídos para investimentos em ações, renda fixa, multimercados ou ainda híbridos (sem uma regra definida).

Nos fundos de investimentos abertos, a aplicação e o resgate podem ser realizados quando o investidor quiser.

Neste caso, o resgate ou aplicação deverão ser feitos nas instituições responsáveis pela distribuição das cotas, ou seja, os bancos ou corretoras. 

Já nos fundos de investimentos fechados, a entrada e a saída dos cotistas não acontece a qualquer tempo, mas sim em momentos específicos.

Como dito antes, nos fundos fechados não são admitidos novos cotistas, nem novos investimentos pelos antigos cotistas. 

Os fundos fechados só recebem investidores durante o chamado “período de captação”. 

Quando esse prazo termina, os investidores somente poderão voltar a aplicar no fundo quando houver mais uma “rodada de investimentos”, também chamada de subscrição de novas cotas.

Já no caso do investidor quiser realizar o resgate do seu dinheiro aplicado em um fundo ele só poderá fazer mediante a venda de suas cotas no mercado secundário, ou seja, na bolsa de valores. 

Um exemplo deste tipo de fundo são os fundos imobiliários (FII), cuja aplicação e resgate são feitos a partir da compra e venda de cotas no mercado de capitais.

Vantagens e desvantagens dos fundos fechados

Tanto os fundos abertos quanto os fechados são administrados por gestores profissionais, o que é uma vantagem importante na hora de escolher por investir em um fundo de investimentos.

Ambos os tipos de fundos mitigam o risco mantendo investimentos diversificados e tendo custos operacionais e de investimento mais baixos.

A vantagem dos fundos fechados é a possibilidade de vender suas cotas na bolsa de valores, o que, a depender do tipo e tamanho do fundo, pode apresentar uma liquidez elevada.

Isso permite que os investidores em fundos fechados tenham maior liquidez do que os fundos abertos. 

Outra vantagem dos fundos fechados é que os gestores não têm a necessidade de manter grandes reservas em caixa, como acontece nos fundos abertos.

Nos fundos abertos, os gestores mantêm uma elevada fatia dos recursos em caixa, pois sempre há o caso dos clientes quererem resgatar parte dos recursos.  

Isso é ruim pois diminui as possibilidades de rentabilidade do fundo de investimento. 

Dessa forma, por não precisar manter elevada quantidade de recursos em caixa, os fundos fechados possuem maior capacidade de gerar valor para os seus cotistas.

Uma terceira vantagem dos fundos fechados é que estes não não sofrem a ação chamada de “come-cotas”.

O come-cotas é o imposto de renda semestral calculado sobre os rendimentos produzidos pelos fundos abertos de renda fixa.

Esse imposto é recolhido nos últimos dias úteis dos meses de maio e novembro.

No caso dos fundos fechados, o come-cotas não existe, embora o investidor deva ter em mente que deverá pagar uma taxa de 20% sobre os ganhos auferidos com a valorização das cotas.

É importante lembrar que o imposto de renda recai apenas sobre o ganho do valor da cota e não sobre os rendimentos distribuídos, como ocorre no caso dos FIIs. Aqui, os rendimentos são isentos.

E aí, ficou interessado em conhecer mais sobre os fundos de investimentos? Saiba que temos um artigo completo sobre o assunto bem aqui.