O que é fundo de cotas?

Fundo de cotas são fundos de investimentos criados para captar recursos junto a investidores no mercado cujo objetivo básico é o de realizar investimentos em contas de outros fundos de investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os fundos de cotas são chamados pela sigla FIC (Fundos de Investimentos em Cotas).

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os fundos de cotas devem investir, no mínimo, 95% do patrimônio do fundo em cotas de fundos de investimento da classe ao qual é destinado.

Por exemplo, se um fundo de cotas tem como objetivo investir em fundos de ações, este FIC deve investir ao menos 95% do seu capital em ativos classificados como fundos de ações.

O restante dos recursos são livres pelo gestor para serem aplicados em outros ativos de renda fixa, como Tesouro Direto, CDB , LCI, LCA , debêntures, entre outros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funcionam os fundos de cotas?

Os fundos de cotas apresentam sua estrutura operacional semelhante aos dos demais fundos.

A diferença de um fundo de cotas para um fundo de ações, por exemplo, é que o primeiro tem uma gestão passiva.

Ou seja, o fundo de cotas vai apenas comprar cotas de outros fundos que irão fazer a gestão de fato.

Como todo fundo de investimento, os fundos de cotas funcionam como uma espécie de condomínio.

O dinheiro aplicado dos investidores são somados em um conjunto único e administrado por um síndico (gestor do fundo), que decidirá quais cotas de fundos serão compradas.

Neste caso, os ganhos e perdas do fundo serão repartidos de forma proporcional à participação de cada investidor. 

Da mesma maneira é a repartição dos custos administrativos, que serão cobrados como uma porcentagem do capital investido.

Cada fundo apresenta ainda uma regulamentação própria, com regras definidas quanto à sua forma de operação.

As regras do fundo devem constar os objetivos a serem perseguidos, a classe dos fundos que deverão compor a carteira e os custos cobrados para os participantes.

Os fundos de cotas também precisam apresentar uma estrutura administrativa profissional e transparente, contando com os seguintes serviços:

  1. Gestor: quem decide a estratégia e os fundos que serão comprados;
  2. Custodiante: quem faz a guarda dos ativos do fundo (esse trabalho normalmente é feito por grandes bancos);
  3. Distribuidor: quem vende as cotas do fundo para os investidores no mercado. Geralmente são bancos e corretoras de valores;
  4. Auditor externo: quem verifica se as informações do fundo apresentadas aos contidas estão corretas;
  5. Administrador: quem é responsável pelo trabalho administrativo e burocrático para que o fundo funcione corretamente.

Vale a pena investir em fundos de cotas?

As vantagens e desvantagens de um investimento em fundo de cotas é praticamente as mesmas dos investimentos em fundos de investimentos no geral.

Primeiramente, investir em fundos de investimentos pode ser uma opção interessante para qualquer tipo de investidor, seja iniciante ou experiente.

Para os iniciantes a vantagem se deve ao fato dos fundos de investimentos serem gerenciados por um profissional qualificado e experiente, o que ajuda muito na performance do investimento.

Assim, o investidor não terá o trabalho de analisar os ativos, definir a estratégia, acompanhar o noticiário corporativo, definir o momento certo de comprar e vender, entre outras coisas mais.

Já para os investidores experientes, a vantagem dos fundos de cotas se deve pela capacidade de diversificação, visto que os fundos costumam ter uma carteira grande de ativos.

E é esse o principal diferencial dos fundos de cotas em relação aos demais fundos: a diversificação.

Os fundos de investimentos normais (fundos de ações, fundos imobiliários, fundos multimercados, etc) já são diversificados por si só, pois investem em muitos ativos.

os fundos de cotas são mais diversificados ainda, pois investem em vários fundos, que, por sua vez, contém uma grande gama de ativos diversificados.

Isso contribuiu bastante para diluir o risco do investimento, pois quanto mais diversificado é uma carteira menor o seu risco.

Por outro lado, a diversificação excessiva também prejudica as oportunidades de retorno, o que torna os fundos de cotas pouco rentáveis quanto comparado com outros tipos de ativos.

Sendo assim, é fundamental o investidor analisar o seu perfil de risco e decidir se vale ou não a pena investir em um fundo de cotas. 

E aí, ficou interessado em conhecer mais sobre os fundos de investimentos? Saiba que temos um artigo completo sobre o assunto bem aqui.