O que é fundo de ações?

Fundo de ações é um conjunto de recursos captados de investidores no mercado e administrado por gestores de ativos, cujo objetivo é o de realizar aplicações em ações de bolsas de valores. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os fundos de ações são uma boa opção para quem pretende iniciar seus investimentos em ações, mas que não possuem experiência suficiente para analisar as melhores opções.

Também são boas escolhas para aqueles que possuem poucos recursos e gostariam de diversificar a sua carteira

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona fundo de ações?

Os fundos de ações funcionam como uma espécie de condomínio.

O dinheiro aplicado dos investidores são somados em um conjunto único e administrado por um síndico (gestor do fundo), que decidirá quais ações serão compradas e quando serão vendidas.

Neste caso, os ganhos e perdas do fundo serão repartidos de forma proporcional à participação de cada investidor. 

Da mesma maneira é a repartição dos custos administrativos, que serão cobrados como uma porcentagem do capital investido.

Os fundos de ações seguem as normas de funcionamento da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é o órgão que fiscaliza o mercado financeiro e de capitais do Brasil.

Uma das regras estabelecidas pela CVM é de que os fundos de ações devem manter, no mínimo, 67% de seu patrimônio em ações.

Cada fundo apresenta ainda uma regulamentação própria, com regras definidas quanto à sua forma de operação.

As regras do fundo devem constar os objetivos a serem perseguidos, os tipos de ativos que deverão compor a carteira, o nível de risco, e os custos cobrados para os participantes.

Os fundos de ações também precisam apresentar uma estrutura administrativa profissional e transparente, contando com os seguintes serviços:

  1. Gestor: quem decide a estratégia e as ações a serem compradas e vendidas;
  2. Custodiante: quem faz a guarda dos ativos do fundo (esse trabalho normalmente é feito por grandes bancos);
  3. Distribuidor: quem vende as cotas do fundo para os investidores no mercado. Geralmente são bancos e corretoras de valores;
  4. Auditor externo: quem verifica se as informações do fundo apresentadas aos contidas estão corretas;
  5. Administrador: quem é responsável pelo trabalho administrativo e burocrático para que o fundo funcione corretamente.

Quais os custos administrativos de um fundo de ações?

Os custos administrativos são cobrados pelos gestores, que devem contratar uma equipe de análise para mapear e analisar todos os aspectos dos ativos que serão comprados e vendidos.

Os custos administrativos dos fundos de ações apresentam dois componentes principais:

  1. Taxa de administração: Uma porcentagem do patrimônio do fundo de ações, que geralmente é uma taxa média de 2%;
  2. Taxa de performance: Uma porcentagem dos ganhos, que costuma variar entre 10% a 20% incidido sobre os ganhos que excederem um índice de referência (Ibovespa ou CDI).

Além dessas taxas cobradas pelo fundo, o investidor também deverá pagar Imposto de Renda (IR) de 15% sobre os ganhos auferidos com o fundo de ações no momento do resgate dos seus recursos.

Vantagens de investir em fundo de ações

Como dito antes, investir em fundos de ações pode ser uma opção interessante para qualquer tipo de investidor, seja iniciante ou experiente.

Para os iniciantes a vantagem se deve ao fato do fundo de ações ser gerenciado por um profissional qualificado e experiente, o que ajuda muito na performance do investimento.

Além disso, os fundos de ações ajudam a simplificar uma atividade bastante complexa que é o investimento em ações.

Assim, o investidor não terá o trabalho de analisar os ativos, definir a estratégia, acompanhar o noticiário corporativo, definir o momento certo de comprar e vender, entre outras coisas mais.

Já para os investidores experientes, a vantagem dos fundos de ações se deve pela capacidade de diversificação, visto que os fundos costumam ter uma carteira grande de ativos.

Desvantagens de investir em fundos de ações

Como tudo no mercado financeiro, os fundos de ações têm também as suas desvantagens.

Uma das principais desvantagens de investir em fundos de ações são as taxas administrativas cobradas.

Neste caso, isso pode tornar os fundos de ações menos rentáveis do que o investimento em ações por conta própria.

Inclusive, há muitas pessoas que argumentam que o investimento em fundos de ações não é interessante para aqueles que têm conhecimento de investimentos e sabem fazer as análises.

Outra desvantagem dos fundos de ações são os prazos de resgate. 

A maioria dos fundos pedem um prazo de 30 dias para devolver os recursos do investidor a partir do momento que este fez o pedido de resgate.

Sendo assim, é fundamental o investidor analisar as vantagens e desvantagens dos fundos de ações antes de optar por fazer aplicações neste tipo de produto financeiro.

E aí, ficou interessado em conhecer mais sobre os fundos de ações? Saiba que temos um artigo completo sobre o assunto bem aqui.