O que é fundo cambial?

Fundo cambial é um fundo de investimentos que deve aplicar a maior parte dos seus recursos, no mínimo 80%, em ativos atrelados a moedas estrangeiras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O restante do dinheiro pode ser usado para aplicações em renda fixa ou contratos derivativos para proteger a carteira ou manter uma reserva de emergência para aproveitar futuras oportunidades.

A partir de fundos cambiais os investidores poderão investir em ativos como dólar, euro, iene, entre outras moedas estrangeiras.

Esse tipo de fundo é uma importante opção para quem quer se proteger de oscilações cambiais derivadas de instabilidades políticas, crises financeiras, choques de commodities, entre outras coisas.

Os fundos cambiais também permitem que o investidor obtenha ganhos com as oscilações diárias das moedas estrangeiras.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona um fundo cambial?

Os fundos cambiais funcionam como qualquer outro tipo de fundo de investimento que conhecemos, como fundos de ações, fundos imobiliários, fundos multimercados, etc.

Como todos esses fundos, os fundos cambiais podem ser abertos ou fechados.

Além disso, os fundos cambiais também são autorizados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

A especificidade dos fundos cambiais é apenas o que se refere aos tipos de ativos que serão alocados, que neste caso são moedas estrangeiras.

Em comum com os demais tipos de fundos, temos as seguintes vantagens de se investir em fundos cambiais:

  • A praticidade e facilidade de investir em moedas estrangeiras;
  • A oportunidade de contar com a experiência de profissionais especializados;
  • Custos reduzidos;
  • A maior capacidade de diversificar a carteira.

Para investir em fundos cambiais é muito fácil. Basta procurar as corretoras de valores que distribuem esses fundos, fazer o cadastro, depositar o dinheiro e emitir a ordem de aplicação.

Vale lembrar que um fundo cambial não deve ser confundido com as Letras de Câmbio. Estas são títulos de renda fixa que não têm relação alguma com os fundos cambiais

Para que serve um fundo cambial?

Os fundos cambiais são bastante úteis para investidores que precisam se proteger quanto às oscilações do câmbio.

Essa modalidade de investimento pode ser muito interessante para aqueles que trabalham com importação, que planejam fazer uma viagem, ou mesmo se mudar para o exterior.

Aqueles que aplicam dinheiro em fundos cambiais conseguem proteger seus recursos atuais e manter seu poder de compra em termos de moeda estrangeira.

Um fundo cambial também pode ser bem útil para quem pretende proteger a carteira de investimentos, funcionando como hedge.

Neste caso, um investidor que tenha cotas de fundos cambiais entre seus ativos estará parcialmente protegido caso ocorra alguma crise econômica ou política em seu país.

Isso porque, crises tendem a gerar fuga de capitais, que, consequentemente, afetam a oscilação do câmbio.

Riscos de um fundo cambial

Apesar de ser um importante mecanismo de proteção, nem sempre investir em fundos cambiais é um bom negócio, visto que este é uma modalidade de investimento que apresenta seus riscos.

O principal risco de um fundo cambial está atrelado à volatilidade das moedas, que nada mais é do que a oscilação das moedas estrangeiras em relação à moeda nacional.

A oscilação cambial é um dos indicadores mais difíceis de serem previstos pelos economistas, de modo que raramente alguém acerta qual será o valor de uma moeda no final do ano.

Isso ocorre porque são vários os fatores que determinam o preço de uma moeda em relação à outra.

Essa dificuldade de previsibilidade é o que torna os fundos cambiais atrativos e arriscados ao mesmo tempo.

Ou seja, os fundos cambiais são interessantes como forma de proteção mas desde que sejam utilizados como fator de diversificação da carteira de investimentos.

Não é, portanto, recomendável investir todos os recursos do investidor em um fundo cambial.

Caso tenha se interessado em conhecer mais sobre investimentos em fundos cambiais, saiba que temos um artigo completo sobre o assunto bem aqui.