O que é funding?

Funding é a prática de realizar a captação de recursos para investimento, podendo servir para abertura de um negócio ou expansão de um empreendimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Funding pode ser traduzido como financiamento.

Realizar o funding requer um planejamento prévio, pois é preciso saber que tipo de captação é o melhor para cada caso e também para traçar a melhor estratégia para fazer a captação.

Cada forma de funding tem suas especificidades, com regras e perfis de investidores diferentes, que, por sua vez, irão dar contrapartidas e fazer exigências também distintas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o funding?

O funding consiste em uma forma de captação de recursos em que existe uma visão e um direcionamento mais definidos para a destinação do dinheiro.

Apesar de funding ser sinônimo de financiamento, na realidade não tem a ver com o financiamento bancário, mas sim com a prática de ir atrás de captar fundos de investidores.

Neste caso, o diferencial do funding é que a relação entre investidor e empresa é mais direta, inclusive podendo envolver a participação do investidor na gestão da empresa, em alguns casos.

A vantagem do funding para a empresa é que essa modalidade permite um custo menor de captação e prazos flexíveis para pagamento.

Isso porque o funding é feito sob medida, enquanto que o empréstimo bancário possui custos (juros) e prazos mais padronizados, podendo não ser interessante para negócios com maturações maiores.

Assim, o funding permite que os investimentos sejam executados sem grandes pressões.

Isso só é possível pois os investidores devem estar a par de tudo o que será feito com o dinheiro empregado, das possibilidades de ganho futuro e também dos riscos do negócio.

As formas de pagamento do funding, como também os prazos e contrapartidas exigidas, são determinadas pelo tipo de funding utilizado na relação de financiamento.

Tipos de funding

Há várias formas que uma pessoa ou empresa pode conseguir captar recursos por meio do funding.

Toda empresa pode captar fundos por meio de crédito bancário, emissão de títulos de dívida (debêntures) ou através de venda de ações no mercado de capitais.

Nestes casos as regras do financiamento são pré estabelecidas pelas instituições reguladoras, como o Banco Central, CVM (Comissão de Valores Mobiliários), B3 (Bolsa de Valores do Brasil), entre outras.

Já na modalidade de funding, é possível buscar recursos através de uma negociação direta com os investidores, de modo que as regras podem ser mais flexíveis.

Vejamos a seguir os principais tipos de funding.

Aceleradoras

Aceleradoras são organizações que além de fornecer recursos em dinheiro para possibilitar os investimentos, também disponibilizam meios para a sua execução.

Geralmente as aceleradoras auxiliam as empresas com um espaço de trabalho, capacitações e mentorias para os gestores do negócio.

Capital semente

Capital semente (seed capital) é um modelo de funding dirigido a projetos empresariais em estágio inicial, mais especificamente em fase de projeto e desenvolvimento, ou ainda, antes da instalação do negócio.

Neste tipo de funding, grupos interessados investem os recursos necessários para a abertura do negócio. 

Esse processo ocorre até que a empresa tenha fundos suficientes para se sustentar até atingir um estado onde consiga se manter financeiramente sozinha ou receba novos aportes financeiros.

Investidor anjo

O investidor anjo são pessoas físicas que possuem patrimônio e desejam investir em outras empresas e empreendedores.

Na maioria das vezes, os investidores anjo possuem não apenas dinheiro, mas também expertise para auxiliar na execução dos investimentos.

Estes investidores escolhem investir em negócios que percebam potencial de crescimento.  

Normalmente, em troca do auxílio financeiro, os investidores anjo recebem em uma participação no negócio.

Além disso, os investidores anjo costumam se envolver apenas em setores que têm conhecimento, pois só assim poderão participar ativamente da execução dos investimentos. 

Venture Capital

Venture Capital é uma modalidade de funding em que fundos investem o dinheiro de terceiros na sua empresa. 

O foco, geralmente, são negócios de pequeno e médio porte, mas que já tinham uma certa estrutura e faturamento elevado. 

O venture capital é muito usado para financiar empresas que tenham potencial de evolução considerável e que buscam alavancar ainda mais seu crescimento.

Como contrapartida do financiamento, o venture capital recebe uma parcela do negócio.

Entretanto, fundos de venture capital costumam ser sócios bastante exigentes, estabelecendo metas a serem batidas pela sua empresa. 

Private Equity

Private Equity é uma modalidade de funding em que uma empresa que administra fundos de investidores aplica em negócios que normalmente estejam em estágios mais maduros.

Muitas empresas, inclusive, costumam possuir ações em bolsa. 

Nesta modalidade, a investidora compra parte da empresa na qual está investindo com o objetivo de aumentar o valor de mercado do negócio em questão.

Ao atingir uma valorização determinada, o fundo vende sua participação, obtendo o lucro com o investimento.