O que é fuga de capital?

Fuga de capital é um fenômeno que se refere a um êxodo em grande escala de ativos financeiros e capitais de uma nação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O termo fuga de capital abrange uma série de situações. 

Pode se referir a um movimento de saída de capital de uma nação, de uma região inteira (um continente, por exemplo) ou de um grupo de países com fundamentos semelhantes (países emergentes). 

A fuga de capital pode ainda ser desencadeada por um evento específico de um país ou por um fato econômico mundial, que causa uma mudança em grande escala nas preferências dos investidores. 

As fugas de capitais podem durar poucos meses ou mesmo décadas, e também serem causadas por investidores estrangeiros ou locais.

Esse movimento pode colocar nações mais pobres em sérios problemas, pois a falta de capital impede o crescimento econômico e pode levar a padrões de vida mais baixos. 

Geralmente, a fuga de capitais intensifica a desvalorização cambial, gerando inflação e restrições no balanço de pagamentos.

Paradoxalmente, as economias mais abertas são as menos vulneráveis ​​à fuga de capitais, uma vez que a transparência e a abertura aumentam a confiança dos investidores nas perspectivas de longo prazo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que causa a fuga de capital?

O movimento de fuga de capitais pode ter várias causas, como instabilidade política ou econômica, desvalorização da moeda ou a imposição de controles de capitais. 

A desvalorização da moeda costuma ser um gatilho importante para a fuga de capitais em grande escala, pois os investidores estrangeiros temem que a desvalorização cambial diminua o valor dos seus ativos.

Assim, a simples expectativa de desvalorização da moeda de um país pode destravar um movimento de manada em direção à retirada de recursos estrangeiros.

Pelo fato do mercado financeiro ter uma natureza mais volátil, é comum a maioria das nações preferirem o investimento direto estrangeiro (IDE) em vez do investimento estrangeiro em carteira.

Afinal, o IDE envolve investimentos de longo prazo em fábricas e empresas em um país e pode ser extremamente difícil de liquidar em curto prazo. 

Por outro lado, os investimentos em carteira podem ser liquidados e repatriados em questão de minutos. Essa fonte de capital também é chamada de "hot money".

A fuga de capitais também pode ser causada por temores sobre os rumos futuros das políticas econômicas, como desequilíbrios fiscais e ajustes monetários irresponsáveis. 

Por exemplo, geralmente a eleição de um líder populista, com um discurso protecionista e socialista costuma gerar fuga de capitais devido aos temores de um impacto na eficiência dos mercados.

Por outro lado, a fuga de capitais pode ser revertida, gerando um cenário de atração de capitais, quando um governo favorável aos mercados ganhe as eleições. 

Fuga de capitais do Brasil

A fuga de investidores estrangeiros da B3 (bolsa de valores brasileira), representou em 2020 uma saída de R$21,8 bilhões em capital externo do mercado acionário nacional.

Uma das principais causas para a fuga de capital do mercado financeiro brasileiro é devido ao receio dos investidores estrangeiros com o futuro fiscal do país e dos impactos da pandemia da Covid-19.

O pessimismo com o futuro fiscal está atrelado aos estímulos concedidos pelo governo para tentar tirar o país da recessão, como o auxílio emergencial. 

Entretanto, a deterioração fiscal não é algo exclusivo do Brasil. 

Enquanto aqui gastamos cerca de 9,5% do PIB para tentar conter os efeitos da pandemia, o Japão, por exemplo, gastou 16%, enquanto que EUA e Canadá gastaram cerca de 12%.

Por outro lado, o Brasil é um país emergente, que não têm as mesmas condições financeiras que os países desenvolvidos têm para recuperar suas economias com políticas fiscais expansionistas.

Portanto, esse pessimismo quanto a recuperação do Brasil, a deterioração fiscal e política se tornaram motivos mais do que suficientes para a fuga de capital.

A esperança para a reversão deste movimento são as reformas, que podem dar um estímulo aos mercados e indicar que o país está tentando recuperar sua credibilidade para atrair capitais estrangeiros.