O que é franquia?

Uma franquia é um tipo de licença que concede à alguém (franqueado) o acesso ao conhecimento comercial, processos e marcas registradas de propriedade de um negócio já estabelecido (franqueador).

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Neste processo, o franqueado vende um produto ou serviço sob o nome comercial do franqueador. 

Em troca, o franqueado deve gerar ao franqueador um ganho pelo direito de usar sua marca.

O lucro do franqueador neste negócio pode vir de uma participação nas vendas ou pelo pagamento de taxas anuais de licenciamento. 

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Como funciona uma franquia?

Uma franquia é um negócio em que o proprietário licencia suas operações (produtos, marcas e conhecimentos) em troca de uma taxa de franquia e/ou percentual nas vendas.

O franqueador é a empresa que concede licenças aos franqueados.

Uma franquia é uma joint venture entre o franqueador e o franqueado. O franqueador é o negócio original. Vende o direito de usar seu nome e ideia. 

O franqueado adquire este direito de vender os bens ou serviços do franqueador de acordo com um modelo de negócios e marcas existentes.

Entretanto, não é qualquer empresa que pode se tornar uma franquia.

Para isso é necessário que a empresa tenha um negócio original, ou seja, não seja facilmente replicável. Em outras palavras, deve haver algum tipo de barreira à entrada.

Além disso, uma franquia deve ser fácil de administrar, apresentando processos bem definidos e padronizados, de modo que não haja alterações de qualidade entre as unidades franqueadas.

Outra necessidade para uma empresa se tornar uma franquia é a transparência na divulgação de informações operacionais, pois os futuros investidores deverão ter uma boa noção sobre a rentabilidade do negócio.

Vantagens e desvantagens da franquia para a empresa

A franquia é um método muito interessante para empresas que desejam aumentar seu market share (participação de mercado).

Isso porque, ao crescer demais, os negócios de uma empresa podem se tornar muito complexos para que uma pessoa sozinha possa dar conta da continuidade de sua expansão.

Na prática, ao tornar o negócio uma franquia, o empresário irá delegar funções administrativas aos franqueados que abrirem novas unidades do negócio.

Outra vantagem do sistema de franquia é que o custo para a expansão é baixo para o dono da marca, pois os investimentos adicionais são realizados pelos franqueados.

Entretanto, o sistema de franquias tem seus riscos, principalmente devido ao vazamento dos segredos e conhecimentos presentes no negócio original.

É possível, por exemplo, que os franqueados aprendam tudo sobre como funcionam os processos do negócio e larguem a parceria com a empresa franqueada, abrindo uma empresa concorrente.

Para evitar isso, os contratos de negociação de franquias devem ser muito bem estipulados, para inibir potenciais comportamentos oportunistas.

Esse processo pode gerar custos de transação, como gastos com assessoria jurídica, contábil e administrativa.

Vale a pena ter uma franquia?

No mundo cada vez mais competitivo, a abertura de um negócio gera muitas incertezas para o empreendedor.

Para ter sucesso, o empreendedor deverá desenvolver uma marca e criar uma reputação junto ao público consumidor.

Isso é muito difícil, custoso e demorado.

Sendo assim, o sistema de franquias é uma forma de pular essas etapas e partir pra parte boa do negócio, que é ganhar dinheiro.

É com base nisso que as franquias se estabeleceram como uma forma popular dos empreendedores iniciarem um negócio, especialmente quando entram em um setor altamente competitivo.

Uma grande vantagem de comprar uma franquia é o de ter acesso à marca de uma empresa já estabelecida, evitando o trabalho de gastar tempo e recursos para divulgar o produto aos clientes.

Entretanto, a desvantagem do sistema de franquias é que, muitas vezes, seus custos de implementação são muito elevados, quando comparados com a abertura de um negócio de mesma categoria.

Isso é justificado pelo motivo do investidor estar adquirindo todo o know how do negócio, além também da marca da franquia.

Diante disso, quem deseja investir em uma franquia de sucesso deve se preparar para gastar um bom dinheiro na compra da licença e abertura do negócio.

Franquias de marcas famosas, como McDonald 's, Smart Fit, Taco Bell, Subway, entre outras, podem custar facilmente valores bem acima de R$1 milhão. 

Por outro lado, há outras opções mais acessíveis ao grande público, com investimentos iniciais entre R$5 mil e R$30 mil.

Os principais setores das franquias de baixo investimento se concentram em: estética, lavanderia, cursos de idiomas e comunicação.

Sendo assim, é fundamental o investidor analisar todos os aspectos do negócio e do mercado antes de decidir por adquirir uma franquia, e definir qual empreendimento se encaixa melhor no seu perfil.