O que é FOMC?

FOMC é a sigla de Federal Open Market Committee, que é um comitê formado pelo Fed (Federal Reserve), o Banco Central dos EUA, que determina a direção da política monetária.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O FOMC é semelhante ao COPOM, no Brasil.

A comissão do FOMC é composta por doze membros: 

  • sete membros do Conselho de Governadores; 
  • o presidente do Federal Reserve de Nova York; 
  • quatro dos onze presidentes restantes do Reserve Bank em uma base rotativa. 

Dessa forma, quando é noticiado na mídia que o Fed alterou as taxas de juros, isso é o resultado das reuniões regulares do FOMC.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como é composto o FOMC?

Os 12 membros do FOMC se reúnem oito vezes por ano para discutir se deverá ou não haver alguma mudança na política monetária de curto prazo.

O FOMC consiste no Conselho de Governadores, que tem sete membros, e cinco presidentes do Federal Reserve Bank. 

Por tradição, o presidente do FOMC é também o presidente do Conselho de Governadores. 

O atual presidente do Conselho do Federal Reserve é Jerome Powell, que tomou posse em 5 de fevereiro de 2018. 

O presidente do Federal Reserve de Nova York serve continuamente.

Já os presidentes dos outros Reserve Banks cumprem mandatos de um ano em um cronograma rotativo de três anos (exceto para Cleveland e Chicago, que se revezam em uma base de dois anos).

Os assentos rotativos de um ano do FOMC são sempre compostos por um presidente do Banco Central de cada um dos seguintes grupos:

  • Boston, Filadélfia e Richmond
  • Cleveland e Chicago
  • St. Louis, Dallas e Atlanta
  • Kansas City, Minneapolis e San Francisco

Como são as reuniões do FOMC?

O FOMC tem oito reuniões agendadas regularmente a cada ano, mas eles podem se reunir com mais frequência se houver necessidade. 

As reuniões não são públicas e, portanto, são objeto de muita especulação em Wall Street, à medida que os analistas tentam prever se o Fed vai aumentar ou diminuir as taxas de juros. 

Geralmente, as atas do FOMC são publicadas após as reuniões, nas quais apresentam os comentários e conclusões gerais do comitê sobre os rumos da economia dos EUA.

Durante as reuniões, os membros discutem os desenvolvimentos nos mercados financeiros locais e globais, bem como as previsões sobre a economia. 

Nas reuniões todos os participantes compartilham suas opiniões sobre a posição econômica do país e trocam ideias sobre a política monetária que seria mais adequada. 

Depois de muita deliberação por todos os participantes, apenas membros designados do FOMC podem votar sobre qual o rumo que a política monetária deve tomar nos próximos períodos. 

Como se dá a atuação do FOMC?

A partir das decisões do FOMC o Fed deverá, então, partir para a aplicação da política monetária que foi definida.

No geral, o Federal Reserve possui as ferramentas necessárias para aumentar ou diminuir a oferta de moeda

Essa aplicação é feita por meio de operações de mercado aberto, ajustando a taxa de juros (que no Brasil é a Selic) e estabelecendo os requisitos de reserva dos bancos.

Por exemplo, para restringir a oferta de moeda e diminuir a quantidade de dinheiro disponível no sistema bancário, o Fed ofereceria títulos do governo para venda.

O contrário será feito caso o Fed queira aumentar a quantidade de moeda na economia, ou seja, a instituição entra no mercado financeiro comprando títulos.

Para tornar a venda de títulos mais interessante por parte do mercado, o Fed aumenta o preço dos títulos, o que faz com que os juros caia.

O contrário ocorre caso o Fed queira vender títulos, ou seja, oferece títulos mais baratos que, consequentemente, deverão pagar juros maiores.

Todo o processo de operação do Fed começa assim que os resultados da reunião do FOMC são comunicados. 

A partir de então caberá à mesa de operações do Federal Reserve Bank de Nova York conduzir as transações de títulos do governo no mercado aberto até que o mandato do FOMC seja cumprido .

A interação de todas as ferramentas de política do Fed determina a taxa de juros dos títulos federais e também as taxas pelas quais as instituições financeiras emprestam umas às outras (juros overnight).

A taxa de juros dos títulos do governo, por sua vez, influencia diretamente as demais taxas da economia, tanto as de curto quanto as de longo prazo. 

Por sua vez, os juros irão impactar a concessão de crédito e os investimentos da economia como um todo, como também o nível de emprego e renda da sociedade.