O que é flutuação no mercado?

Flutuação é um termo muito utilizado no mercado financeiro, se referindo aos movimentos de oscilação e mudanças constantes nos preços dos ativos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As ações negociadas na bolsa de valores são um bom exemplo de como funciona a flutuação, visto que raramente vemos um ativo não apresentar qualquer movimentação de preço ao longo do dia.

Ou seja, é comum ver os preços das ações subirem e caírem a cada momento do dia.

A flutuação também é chamada de volatilidade. Quanto mais um ativo oscila no mercado mais volátil é seu preço.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Entendendo a flutuação no mercado de ações

A flutuação no mercado de ações é resultado da interação constante entre vendedores e compradores.

Quando há muitos investidores querendo comprar um ativo e poucos querendo vender, ocorre que os demandantes terão que oferecer um preço maior para que os proprietários queiram se desfazer de suas ações.

O contrário ocorre quando a quantidade de pessoas querendo vender é maior do que aqueles que queiram comprar.

Assim, a flutuação é muito importante no mercado de ações, pois indica qual o sentimento e interesse dos agentes de mercado em relação às ações que são negociadas diariamente na bolsa.

Quando os preços flutuam para cima é sinal que o mercado está otimista com a empresa, enquanto que quando os preços flutuam para baixo é sinal que o mercado está pessimista.

Free float

Outro significado atrelado ao termo “flutuação” na bolsa de valores é o free float (flutuação livre).

Esse conceito é utilizado no mercado de ações e serve para se referir ao conjunto de ações de uma empresa que estão livres para negociação.

Ou seja, que não estão de posse de um acionista majoritário ou controlador da companhia.

É comum dizerem que quanto maior o índice de free float maior é a quantidade de ações disponíveis no mercado e, por sua vez, maior a sua liquidez de uma ação.

Ou seja, ações com elevado free float tendem a apresentar maior facilidade de negociação.

Empresas com free float elevado também tendem a apresentar uma governança corporativa melhor, visto que o controle da empresa tende a ser pulverizado, em vez de concentrado nas mãos de poucos.

Uma ação que tem muito free float significa que há muitas ações livres no mercado que podem ser negociadas pelos investidores.

Isso pode gerar maior volatilidade, ou flutuação, no preço das ações, visto que os ativos estarão nas mãos de um maior número de pessoas, o que gera menor coordenação no seu nível de preços.

Flutuação no mercado de câmbio

Dentre todos os ativos existentes no mercado, a taxa de câmbio é o que apresenta uma das maiores taxas de flutuação

Isso porque há várias formas do câmbio ser manipulado, ou pelo mercado financeiro como um todo ou pelas autoridades monetárias dos países, por meio de seus Bancos Centrais.

A manipulação da taxa de câmbio pode ser feita, por exemplo, por meio de compra ou venda de contratos de Swap.

Outra forma de manipulação é quando há vendas ou compras de grandes quantidades de uma moeda feitas por fundos cambiais.

Quando a flutuação das taxas de câmbio começa a ficar muito elevada, ou seja, quando há uma elevada volatilidade no câmbio de um país, é comum haver controle por parte do Banco Central.

Quando isso acontece, temos o que se chama de flutuação suja (dirty float) no mercado de câmbio.

Flutuação suja no mercado de câmbio

Flutuação suja é uma taxa de câmbio flutuante em que o Banco Central de um país intervém ocasionalmente para mudar a direção ou a volatilidade do valor da moeda nacional. 

Na maioria dos casos, o Banco Central em um sistema de dirty float atua como um amortecedor contra um choque econômico externo antes que seus efeitos se tornem perturbadores para a economia doméstica. 

A flutuação suja também é conhecida como câmbio administrado.

Um dos motivos para a manipulação do câmbio pelo Banco Central é a busca por depreciar a própria moeda nacional e, assim, viabilizar condições melhores para as exportações.

Entretanto, em países com elevada inflação, pode ocorrer o contrário, ou seja, o Banco Central administra o câmbio para valorizar a moeda nacional e, assim, diminuir os preços dos importados.