O que é flipagem?

Flipagem é um modo de investimento que consiste em adquirir previamente ações que serão lançadas no mercado previamente para vendê-las nos primeiros dias de sua negociação no mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O investidor que faz flipagem é chamado de flipper.

A palavra flipar é uma adaptação do português para o verbo “to flip”, que em inglês significa virar alguma coisa de forma rápida. 

Vamos entender um pouco mais sobre como funciona a flipagem no mercado de financeiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a flipagem?

Antes de entender como funciona a flipagem, o investidor deve compreender todos os aspectos que estão relacionados com o IPO (Oferta Pública Inicial).

Isso porque a flipagem basicamente é o método de adquirir ações no momento que antecede o seu IPO e vendê-las em seguida, assim que são colocadas para serem negociadas no mercado.

Como funciona o IPO?

O IPO nada mais é do que o processo de colocar ações de uma empresa para serem negociadas na bolsa de valores, transformando-a em uma Sociedade Anônima (S/A).

O processo de IPO é longo, podendo demorar mais de um ano. 

Antes das ações serem negociadas, a empresa deve manifestar sua intenção de emitir ações para serem negociadas no mercado.

Assim, o processo começa com a montagem do prospecto de oferta.

O prospecto de oferta é um documento voltado para o público investidor, no qual são detalhadas as informações sobre a empresa.

Essas informações devem conter o histórico da contabilidade dos últimos 3 anos, além de dados da própria operação e da projeção do negócio.

Após isso, há outros ritos burocráticos que serão executados pela própria empresa para a aprovação do IPO.

Sendo aprovado a abertura da empresa na bolsa pelos órgãos competentes, começa o período chamado de reserva de ações.

O período de reservas de ações permite os investidores comprarem as ações da empresa antes de serem vendidas na bolsa.

Essa reserva de ações é feita pelo Home Broker da corretora, devendo o investidor solicitar a quantidade de ações e o preço que deseja pagar (desde que esteja de acordo com a banda de preços pré-estipulada).

Aqui apresentamos apenas o básico, mas caso queira saber mais sobre o tema temos um artigo completo explicando como funciona todo o processo do IPO.

Flipagem na prática

Geralmente, a compra de ações no período de reservas tem a vantagem de apresentar preços mais baixos do que quando se inicia as negociações no mercado secundário (mercado da bolsa de valores).

É com base nessas expectativas que alguns investidores realizam a compra antecipada no período de reserva e vendem logo em seguida, quando as ações são negociadas no mercado.

Ou seja, é esperando uma rápida e intensa valorização nos instantes iniciais de uma ação na bolsa de valores que faz com que algumas pessoas adotem o método da flipagem.

Na prática, para realizar a flipagem, o investidor deverá seguir os seguintes passos:

  1. Fique atento aos informativos sobre os novos IPOs (todos eles são divulgados na B3 e geralmente nos sites das corretoras). 
  2. Analise o prospecto da oferta (informações sobre a empresa e o processo) para saber se vale ou não a pena fazer a flipagem daquele papel.
  3. Uma vez decidido sobre a aquisição das ações, faça a reserva das ações no Home Broker de sua corretora.
  4. Ao fazer isso será necessário indicar o valor máximo que pretende pagar por ação (esse valor servirá para formar a composição do book building e do preço final das ações).
  5. Caso o valor de sua proposta de compra seja inferior ao preço final das ações, você será excluído do IPO.
  6. Por outro lado, se for igual ou maior, a reserva é concluída. 
  7. Tenha em mente que é preciso ter uma garantia (em dinheiro, títulos, ações etc.) junto à corretora com valor suficiente caso venha a ser necessário fazer o pagamento das ações reservadas.
  8. Por fim, caso tenha conseguido reservar as ações, basta esperar o dia em que serão negociadas na bolsa e finalizar a flipagem com as vendas no dia de abertura.

Riscos da flipagem

Fazer flipagem parece ser um negócio simples mas não é.

Isso porque nem sempre a compra de ações no período de reserva garante o ganho financeiro, visto que pode ocorrer das ações entrarem na bolsa sendo negociadas no campo negativo.

Isso ocorre principalmente em caso de precificação errada nos estágios iniciais do IPO, de modo que as ações são ofertadas na bolsa ao preço maior do que o mercado entende que vale de fato.

Outro problema que pode ocorrer é o da mudança de avaliação do mercado sobre o papel no intervalo de tempo em que você comprou o ativo no período de reserva até a sua abertura na bolsa. 

Neste caso, você terá em mãos um ativo que não vale, ao menos naquele momento, o preço que se pagou, gerando um prejuízo na ocasião de realizar a flipagem.

Por isso, o investidor deve saber analisar corretamente todos os aspectos do negócio antes de optar por comprar as ações no período de reserva e realizar a flipagem.