O cenário macroeconômico brasileiro desafiador que tem se desenhado nos últimos meses aumenta as preocupações sobre setores como varejo, educação e construção residencial, avalia a Fitch Ratings.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para a agência, esses segmentos devem ser pressionados à medida que o endividamento recorde das famílias, de quase 60% da renda disponível, leva a uma maior taxa de inadimplência.

Por outro lado, projeta uma perspectiva favorável para as exportadoras de commodities.

"A inflação persistentemente alta, juros de dois dígitos, PIB anêmico e indicadores de confiança fracos continuam pressionando a demanda e os custos geral de produção das companhias", diz o relatório.

A Fitch projeta crescimento de 0,5% para o Brasil em 2022. Internamente, o atrito entre os poderes políticos traz volatilidade ao ambiente de negócios e incertezas sobre a aprovação de reformas.

Somado a isso, "a polarização política se intensificou com a liderança do presidente Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas, aumentando os desafios para uma coalizão de terceira ala competitiva".

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Enquanto isso, ventos contrários do mercado externo devem aumentar os custos de empréstimos no exterior para emissores brasileiros, embora o fluxo de caixa seja gerenciável, pois as companhias nacionais se beneficiam de ciclos de preços positivos.

Ainda no cenário externo, a agência segue vendo, até o momento uma exposição limitada para ao conflito na Ucrânia para maioria dos emissores.

"No entanto, a alta dependência do Brasil de fertilizantes importados pode afetar severamente a produtividade na safra de 2023, dependendo da duração do conflito e do escopo das sanções à Rússia", afirmam os especialistas.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Para eles, isso pode levar a um maior aperto monetário no mercado interno para conter o aumento dos preços dos alimentos.

Exportadoras de commodities

Na ponta positiva, a Fitch espera que os exportadores brasileiros de commodities continuem se beneficiando de fundamentos positivos de oferta e demanda no médio prazo, já que os preços e as taxas de câmbio continuam favoráveis.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

"Aumentamos nossas premissas de preços de metais e mineração e petróleo e gás em março de 2022, à luz do aumento da demanda pós-pandemia, mercados apertados e interrupções no fornecimento de curto prazo devido ao conflito na Ucrânia", ressaltam.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.