Provavelmente você já ouviu falar sobre trade, a operação de compra e venda de ativos financeiros, como moedas, criptomoedas, ações, commodities, entre outros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A pessoa que realiza essas operações é chamada de trader, ou seja, um investidor que busca comprar ativos em baixa para revendê-los em alta, obtendo lucro com essas transações.

Para realizar a operação, o trader conta com corretoras e plataformas especializadas que possibilitam o câmbio de diferentes ativos.

Algumas plataformas são próprias de uma determinada corretora, desenvolvida por ela e, consequentemente, não funcionam para negociações feitas com outras corretoras.

Já outras plataformas são desenvolvidas para atender a qualquer investidor, estando disponíveis como opção na maior parte das corretoras.

Um exemplo de plataforma do tipo é a Metatrader 4, uma das referências no mercado de trade por atender a diversos tipos de traders, corretoras e ativos.

De acordo com a AvaTrade, é indicada para novatos por poder ser customizada de acordo com o perfil do investidor, além de ser abrangente para os mais experientes.

Depois de escolher a plataforma, o ativo financeiro e a corretora, o trader vai decidir que tipo de operação deseja realizar.

Neste artigo, vamos falar dos principais tipos de trade e das diferenças entre eles.

Swing Trade

Nesse tipo de trade o investidor realiza a operação em poucos dias ou semanas. É quando, por exemplo, o trader compra ações em uma semana e vende-as na semana seguinte.

No Swing Trade existem dois tipos de análise: a fundamentalista e a técnica.

A análise fundamentalista observa dados da empresa, do setor e do mercado e costuma surtir bons resultados a longo prazo.

Já a análise técnica tem como foco de observação a tendência de comportamento do ativo financeiro em um determinado período.

O Swing Trade é considerado o mais versátil entre os tipos de trade.

Day Trade

Mais rápido do que o Swing Trade, o Day Trade é a operação que tem início e fim em um único dia. A operação pode ser feita em poucas horas ou até mesmo em minutos.

O risco que o investidor corre nesse tipo de negociação é maior, já que ela é realizada em um prazo muito curto.

Mas, ao mesmo tempo, caso sua estratégia seja precisa, é possível obter grande lucro.

No Day Trade, devido ao curto espaço de tempo, a análise realizada é, na maior parte das vezes, a análise técnica.

Isso porque o trader precisa considerar as oscilações do mercado em um prazo específico. O desafio é lucrar com as oscilações que ocorrem em um único dia.

Scalping Trade

O Scalping Trade é uma espécie de variação do Day Trade.

Nesse modelo, a operação é completada em poucos minutos, algumas vezes até em segundos, sendo, portanto, uma operação ainda mais rápida do que o Day Trade.

Os investidores que utilizam essa estratégia fazem uso apenas da análise técnica — a análise fundamentalista não tem qualquer relevância para esse tipo de operação, pois os intervalos de tempo são extremamente curtos.

Os traders acompanham os gráficos diários de forma criteriosa e rigorosa.

Esse tipo de operação não oferece grandes margens de lucro e apresenta um alto grau de risco, o que faz dele uma boa opção para traders mais experientes.

No entanto, se o trader investir em uma alavancagem elevada, seus resultados podem ser bastante satisfatórios.

Position Trade

Por fim, temos também o Position Trade, um estilo de operação que dura meses e que pode ser finalizada em até um ano.

Baseada na especulação, essa modalidade não oferece um risco tão alto quanto as anteriores, pois o investidor tem mais tempo para avaliar seus movimentos.

A análise que os traders usam nesse estilo de operação é principalmente a técnica, com a utilização de gráficos semanais e mensais.

No entanto, por ser uma operação versátil, a análise fundamentalista também pode funcionar bem, como um complemento para a tomada de decisão.

Agora que você já tem informações básicas a respeito dos principais tipos de trade, pode verificar aquele que melhor lhe cabe e que combina mais com seu perfil de investidor.

No entanto, procure sempre se informar e continuar estudando sobre o mercado, visto que ele é bastante dinâmico e há sempre uma novidade a ser levada em conta.