O que é Financiamento Coletivo?

O financiamento coletivo é uma prática financeira que tem como intenção a captação de recursos através da ajuda popular. Esse conceito é conhecido ainda como crowdfunding, do inglês.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Através dessa modalidade de financiamento, diversos projetos e iniciativas se tornam viáveis. Popularizado através da internet e as facilidades que ela oferece, o conceito é mais antigo do que imaginam.

Graças ao financiamento coletivo, muitas startups e pesquisas científicas puderam sair do papel, tornando-se uma realidade. O crowdfunding possui inúmeras vantagens, tais como:

  • Burocracia reduzida: pois, não depende de instituições financeiras para a obtenção do crédito;
  • Diversidade: já que pode ser utilizado para projetos de diversas áreas e objetivos.

Apesar de ser chamado de financiamento, na prática, ele não se assemelha às modalidades de crédito tradicionais.

Basta ter boa ideia para que as pessoas gostem e apoiem financeiramente o seu projeto. O que é feito através de campanhas online, popularmente conhecidas no Brasil como vaquinhas.

Quem colabora financeiramente, além do prazer de contribuir com um projeto que acredita, recebe brindes e recompensas como forma de agradecimento pelo apoio.

O que é feito pelo(s) criador(es) da campanha tanto como agradecimento, como forma de alcançar novos colaboradores financeiros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como Funciona o Financiamento Coletivo?

A dinâmica de funcionamento do financiamento coletivo é simples, ela ocorre através da exposição da ideia do projeto. Seu criador disponibiliza um site e conta bancária para receber os valores.

No site, constam as informações sobre o que é e como funciona seu projeto, incluindo os objetivos dele. Bem como, deve estar exposto ainda o valor que ele deseja alcançar.

Além do montante financeiro, é preciso informar o prazo limite para que o projeto se torne algo viável. O que envolve todo um planejamento minucioso demonstrado aos interessados no site.

É através do site que todas as informações acerca do financiamento coletivo e seus objetivos são encontradas. A partir desses dados, quem visita a página decide se deseja ou não ajudar.

Se capital for atingido, o portal que fez a veiculação das operações fica com uma porcentagem pré-determinada. Enquanto o idealizador consegue os fundos necessários para iniciar seu projeto.

Caso contrário, o idealizador deixa a negociação sem receber nenhuma parte do valor. Nos últimos anos, o crowdfunding vem sendo muito utilizado para buscar apoio em projetos de:

Para que Serve o Crowdfunding?

A função principal dessa iniciativa de financiamento coletivo, é apoiar o potencial do projeto. Já que muitas vezes uma pessoa tem uma ideia incrível e socialmente benéfica mas, falta o capital.

Portanto, esse financiamento visa tornar projetos em realidade através da contribuição financeira coletiva. O que não apenas viabiliza aquela ideia, como torna mais rápida sua concretização.

Em termos de saúde, por exemplo, campanhas como essa possuem um impacto bastante positivo. Isso porque podem facilitar a criação de equipamentos que auxiliariam na vida de muitas pessoas.

A grande vantagem do financiamento coletivo é que como cada um ajuda um pouco no valor, o custo não fica pesado.

Quais são os Tipos de Financiamento Coletivo?

Inicialmente, o financiamento coletivo era pouco utilizado, sendo normalmente voltado a praticamente dois tipos de projetos:

  1. Empresas iniciantes: são financiamentos que apoiam a criação de um negócio que se iniciará através do lançamento de bens ou serviços que beneficiam a sociedade;
  2. Emergência: são aqueles voltados a ajudar causas desde financiar estudos de pessoas sem condições, até mesmo auxílio para compra de medicamento para regiões afetadas por desastres,etc.

No entanto, hoje em dia o crowdfunding se tornou mais abrangente. Existem diversos outros projetos sendo apoiados através dessa iniciativa, tais como projetos artísticos.

O importante é alcançar um público doador que identifique-se com a ideia e abrace a causa. Isso facilita bastante que as metas financeiras para sua viabilização sejam alcançadas.