O que é Filantropia?

A filantropia é o termo utilizado para todo ato de “amor à humanidade”. O conceito engloba atos de caridade e generosidade, bem como, ajuda ao próximo através da doação de:

  • Trabalhos voluntários;
  • Bens e serviços;
  • Dinheiro;
  • Etc.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em geral, sendo feitas em prol de causas específicas como, por exemplo, o combate à fome ou a desigualdade em países subdesenvolvidos. A fim de gerar impactos positivos em larga escala.

O termo filantropia tem origem grega nas palavras “filos” e “tropos”, que respectivamente significam “amor” e “homem”. Mas, vale destacar que consideram-se atos de amor à humanidade apenas ações altruístas.

Sejam essas ações feitas por indivíduos ou organizações, seu objetivo é proporcionar um bem-estar coletivo. 

Instituições sem fins lucrativos que promovem ações de bem-estar social são conhecidas como entidades filantrópicas. Apesar de serem classificadas como pessoas jurídicas, elas não são necessariamente tributadas.

Já que tem como missão em sua criação e atuação a assistência social. Existem entidades que focam em apenas uma causa, diversas causas interligadas ou até mesmo causas distintas.

Mesmo que não tenham fins lucrativos, tais entidades podem sim gerar receita. Desde que todo valor seja reinvestido em mais ações baseadas no conceito de filantropia ou para manutenção da entidade.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Surgimento e Como Funciona a Filantropia?

Acredita-se que o conceito de filantropia surgiu com Platão, quando em seu testamento, instruiu o sobrinho a usar os rendimentos da fazenda da família para financiar a academia criada pelo filósofo.

O dinheiro conseguiu ajudar os alunos e professores a manterem o funcionamento do local. Cerca de 150 anos após, Plínio o Jovem contribuiu com outro ato histórico de filantropia.

Ao doar 1 ⁄ 3 de seu patrimônio para uma escola romana de meninos. Sua intenção era fazer com que os jovens da cidade pudessem manter seus estudos e educação.

É claro que antes mesmo de Platão, diversos atos de caridade foram praticados. Mas, o termo começou a ser utilizado através de marcos de grandes personalidades como as mencionadas acima.

Nos dias atuais, as tecnologias facilitam os mais diversos atos caridosos em nossa sociedade. Através da internet você encontra diversas instituições para realizar doações de diversos tipos.

Ou até mesmo, se cadastrar e colaborar em trabalhos voluntários. Contudo, a filantropia também sofre impactos culturais.

Nos Estados Unidos o conceito funciona de modo mais natural do que aqui no Brasil. Isso porque grande parte da população norte-americana doa regularmente dinheiro para causas que acreditam.

Como é o caso de Andrew Carnegie que é considerado o maior filantropo da história. Seu patrimônio contribuiu com a construção de mais de 2.500 bibliotecas no mundo inteiro.

Diversas outras personalidades como Steve Jobs, Bill Gates e o investidor Warren Buffett são mencionados quando o assunto é filantropia. O que inspira a população a doar, mesmo que pequenas quantias.

Em suma, a filantropia não possui uma forma específica de funcionamento. Pois engloba toda ação que visa proporcionar bem-estar e contribuir com o desenvolvimento de causas humanitárias.

O que Significa Filantropia Empresarial e Grande Filantropia?

A filantropia empresarial, também chamada de corporativa, representa as ações de empresas na contribuição de causas humanitárias. O que pode ser feito através de doações como:

  • Tempo de trabalho dos colaboradores para contribuição com atividades voluntárias;
  • Dinheiro, bens, serviços, produtos, entre outros itens de necessidade à causa.

Esse conceito muitas vezes é confundido com a responsabilização social, o que é um erro. Já que a responsabilização trata-se de entender o papel das organizações dentro de um meio.

De modo que, os negócios busquem contribuir de forma positiva já que toda atitude empresarial possui consequências. Ou seja, é algo que está ligado intrinsecamente às suas atividades comerciais.

Enquanto a filantropia empresarial não possui necessariamente ligação direta com tais atividades. Normalmente, estão conectadas aos valores morais dos colaboradores e à sua cultura organizacional.

Por ser tão importante, diversos governos em todo o mundo oferecem incentivos para a prática da filantropia dentro das empresas. Muitas vezes, isentando-as de certos tributos e reduzindo sua alíquota.

A grande filantropia, por sua vez, é o termo usado para classificar ações praticadas por pessoas ricas. Mas, que nem sempre podem ser classificados de fato como um ato de amor à humanidade.

Isso porque existem grandes figuras que fazem doações para ganhar visibilidade e força na sociedade. Ou seja, sem ações movidas pelo altruísmo e sim por um exercício de poder.

Além disso, criar entidades filantrópicas é ainda um meio que tais pessoas encontram de escapar dos tributos, pois quase não há fiscalização para essas atividades.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Filantropia, consulte o artigo completo sobre Filantropia.