FIIs de shopping são alguns dos mais afetados por pandemia de Coronavírus. Resposta afeta distribuição de rendimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Tornou-se notícia recorrente no mercado financeiro a situação dos FIIs de shopping, fundos de investimentos imobiliários que investem em shoppings centers.

A grande maioria do centros comerciais estão fechados, em decorrência das medidas de distanciamento para conter a pandemia de Coronavírus.

Como consequência, esses fundos têm dificuldades para manter inquilinos e receber aluguéis. Com o clima de incerteza, a queda no preço das cotas mercado financeiro tem sido perceptível.

Metade dos FIIs de shopping anunciam medidas que afetam remuneração

De acordo com reportagem da Exame de 25 de abril, dos 20 FIIs de shopping, 10 anunciaram medidas que afetam diretamente a remuneração dos seus cotistas. Em muitos deles, a medida adotada é a suspensão da distribuição de rendimentos.

Além disso, levantamento da InfoMoney divulgado em 15 de abril mostra que, dos 108 FIIs que compõem o índice Ifix, 9 suspenderam o pagamento de proventos.

Destes, 8 são FIIs de shopping, entre eles, XP Malls (XPML11), Grand Plaza Shopping (ABCP11) e Shopping Patio Higienópolis (SHPH11). O último é um fundo de hotel, o Hotel Maxinvest (HTMX11).

Isso corresponde a metade dos FIIs de shopping do Ifix. Mesmo os fundos que mantém os pagamentos já alertaram para a possibilidade de que os dividendos sejam afetados pela crise.

FIIs do mercado residencial podem ser os últimos impactados

De acordo com Alessandro Vedrossi, sócio da Valora Investimentos e responsável pela área imobiliária da empresa, que tem cerca de R$ 600 milhões em ativos sob gestão, os FIIs de shopping serão os mais afetados de imediato. Porém, crise chega a outros tipos de fundos.

Fundos de tijolos em geral podem ser afetados pela renegociação de contratos de aluguel. Com as empresas de vários setores paradas e sem fluxo de caixa, elas devem buscar uma flexibilização das condições no aluguel de escritórios e galpões.

Vedrossi também pontua que mercado residencial deve ser o último a sofrer o impacto. No entanto, os efeitos poderão ser sentidos de forma mais pulverizada, ao longo do tempo.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.