O que são Fundos de Investimentos?

Os fundos de investimento consistem em uma combinação de ativos financeiros. É fornecido por administradoras que fornecem a cota para captar recursos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Basicamente funciona como um condomínio, cada membro adquire uma cota (equivalente a um apartamento), paga uma mensalidade à administração e segue algumas regras pré-estabelecidas.

Basicamente, a administração precisa tomar decisões relacionadas aos ativos do portfólio (incluindo novas aquisições ou vendas).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Os regulamentos de investimento são formulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Essas agências são responsáveis ​​por classificar e supervisionar todas as atividades.

Entre os fundos de investimentos, existem diversas categorias, cada qual com as suas próprias regras. Uma delas é justamente o FIE (Fundo de Investimento Especialmente Constituído).

Na criação, manutenção e várias outras séries de coisas dentro de fundo estão envolvidas diversas instituições.

Sendo que cada uma delas tem uma função específica, definida na regulação e essencial para a existência da carteira.

É de extrema importância que os investidores tenham conhecimento dessa estrutura para que saibam o que devem esperar de cada participante e também a quem vão recorrer em caso de dúvidas ou problemas.

O que é FIE?

Uma das principais características de um FIEs é o foco. Seus acionistas devem ser seguradoras, entidades abertas de previdência complementar ou participantes de planos de previdência complementar.

Este último inclui planos de previdência - como o VGBL (Gerador de Bolsa Vida) e o PGBL (Programa Gerador de Bolsa Livre).

Devido às características especiais de seguro dos fundos de investimento, estes são fiscalizados pela Susep.

Além disso, os recursos do FIE são usados ​​para pagar seus clientes. Portanto, o objetivo do capital é garantir a remuneração e os benefícios que os participantes possam necessitar ao longo do tempo.

A melhor explicação do que seria um FIE é: Um fundo de investimentos ou fundo de investimentos em cotas de fundos de investimentos constituído especificamente para a recepção, direta ou indireta, dos recursos provenientes de operações supervisionadas.

Como funcionam os FIEs?

A carteira destes fundos é constituída de acordo com as regras do Conselho Monetário Nacional que estabelece como devem ser aplicadas.

Este é o caso, por exemplo, dos fundos formados com recursos captados por seguradoras, empresas de capitalização e entidades de previdência privada.

Embora seja um tipo de fundo de investimento muito especial, ainda existem algumas diferenças entre os tipos e características dos fundos de investimento especialmente constituído.

Como a carteira destes fundos é constituída de acordo com as regras do Conselho Monetário Nacional, irá abranger dois tipos principais de ativos: títulos do governo e ativos da previdência social.

Ainda relacionado à carteira de investimentos desses fundos especiais, é que podem ser divididos em três formatos distintos:

  • Carteira de investimento moderada: 100% do patrimônio do fundo é alocado para títulos de renda fixa.
  • Carteira de investimentos compostos: Permite que até 49% do capital seja investido em ativos de renda variável. Isso representa quase metade do patrimônio líquido total, aumentando o risco associado às carteiras de investimento de médio porte.
  • Carteira de investimentos referenciada: como o próprio nome sugere, uma carteira referenciada é aquela que tem como base um indexador econômico. Normalmente, utiliza-se algum indicador de inflação, como o IGP-M.

Como você pode ver, embora o FIE pertença a um grupo muito específico, pode considerar que existe diversidade em seu portfólio mesmo que não viole as regras que os estabeleceram.