O que é um FIDC?

Existem diferentes tipos de fundos de investimento. Muitos deles atraíram a atenção de vários investidores, incluindo iniciantes, por meio de contribuições acessíveis.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por outro lado, existem outros mais direcionados a investidores mais experientes (ou qualificados), como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC).

Primeiro, você precisa entender os direitos de crédito, chamamos direitos creditórios como todos os direitos que uma empresa deve obter por meio de cheques, parcelamento de cartão de crédito, aluguel ou duplicatas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Nesse sentido, quando você investe em um FIDC, você está adiantando um desses pagamentos para a empresa. Em contrapartida, você vai receber o seu dinheiro de volta corrigido por uma taxa de juros, ou seja, com lucro.

O FIDC busca retorno por meio desses direitos. Trata-se de um fundo que, legalmente, destina um mínimo de 50% em direitos creditórios. 

O que é o FIDC-NP?

Existem dois tipos de FIDC: os padronizados e os não-padronizados, também conhecidos como FIDC-NP. A diferença entre os dois está no tipo de ativo que cada um pode adquirir.

Um FIDC padronizado fica restrito somente aos títulos de crédito “convencionais”, sem nenhuma particularidade.

Já para um FIDC-NP, também é permitida a aquisição de outros direitos creditórios com maior risco, como:

  • Créditos vencidos ou pendentes de pagamento;
  • Créditos de empresas em recuperação judicial;
  • Precatórios;
  • Créditos em litígio judicial;
  • Créditos de existência futura e montante incerto;
  • Derivativos de crédito;
  • Outros tipos de direitos creditórios não regulares;
  • Cotas em fundos de direito creditório não padronizados. 

Como é comum no mercado financeiro, esse risco se converte também em uma potencial rentabilidade superior. 

No entanto, o investidor deve estar ciente que a chance de calote é maior e, portanto, o resultado do FIDC-NP pode ser afetado diretamente caso seja confirmado.

Os FIDCs NP são, como regra geral, ofertados apenas para investidores profissionais. Na audiência pública em que foi discutida a norma, SDM nº 04/06, foi registrado que:

“Nessa categoria incluem-se os direitos creditórios que, no entender da CVM, demandam do investidor uma análise mais aprofundada de aspectos jurídicos (como na hipótese em que a validade jurídica da cessão para o FIDC é considerada um fator preponderante de risco), bem como de aspectos operacionais (como no caso de créditos existência futura e montante desconhecido).”

Vantagens e desvantagens de investir em um FIDC-NP

Começando pelas vantagens, é principalmente a rentabilidade. Por operar sobre ativos com menor liquidez e maior risco de crédito, seus retornos podem facilmente ultrapassar o CDI

Outro ponto interessante é que esses fundos são classificados de acordo com seus riscos, o que é útil para os investidores.

Por ter renda fixa mista e excelente rentabilidade, o FIDC-NP é uma escolha interessante para diversificação de portfólio, especialmente para investidores com maior tolerância ao risco.

Por outro lado, devido aos riscos, são adequados apenas para investidores profissionais. Exige que os investidores tenham investido pelo menos 10 milhões, o que pode dificultar o acesso a esses aplicativos. 

Devido a essa restrição, geralmente é mais viável investir em FIDC padronizados para a maioria dos investidores.

Além disso, não contam com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) em caso de inadimplência.