O que é o Fenômeno de Baarden-Meinhoff?

O fenômeno Baarden-Meinhoff, cujo nome parece incomum, funciona como um viés (ilusão) de frequência.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mesmo que muitas pessoas nunca tenham ouvidos falar, é bem provável que a grande maioria já tenha vivenciado este fenômeno, que está presente na vida das pessoas da seguinte forma:

Quando um indivíduo toma conhecimento de algum objeto, acontecimento, ou qualquer algo novo, ele passa a notar este “algo novo” com mais frequência em seu cotidiano.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Para que fique mais claro ao leitor, sigamos os exemplos abaixo:

Imagine que alguém ouça uma música e se identifique muito com ela. Agora, imagine que em todo lugar que essa pessoa for durante os próximos dias essa música esteja tocando.

Pois bem, nesse caso, ao ouvir uma música, o indivíduo passa a se deparar com ela no dia a dia, seja no mercado, festas, carro de propaganda, rádio, etc.

Outro exemplo que podemos dar é quando alguém está planejando uma viagem e, durante seu dia a dia, essa pessoa se depara com várias pessoas que estejam comentando sobre viagens.

Esses dois simples exemplos constatam a presença do fenômeno Baarden-Meinhoff na vida das pessoas. Sejamos honestos, quem nunca passou por uma situação dessa?

Vale dizer que não necessariamente houve um aumento da ocorrência desses fatos. Na verdade, apenas as pessoas passaram a prestar mais atenção no ocorrido.

Na sequência, apresentaremos como ocorre o funcionamento do fenômeno Baarden-Meinhoff para, por fim, apresentarmos as causas de sua existência.

Como funciona este fenômeno?

Como dissemos, esse fenômeno já deve ter ocorrido alguma vez na vida de cada pessoa. Para melhor compreender seu funcionamento, tomemos o exemplo da música, que citamos na seção anterior.

Pois bem, devemos entender que muitas vezes, quando uma pessoa se depara com uma música tocando rotineiramente em vários lugares, pode não significar que esteja sob a presença do fenômeno Baarden-Meinhoff.

Devemos ter em mente que pode se tratar de uma música recém lançada e que está fazendo muito sucesso, por tanto, se torna muito comum que ela esteja sendo tocada em diversos lugares.

Contudo, pode ser que um indivíduo se depare, em seu dia a dia, com uma música antiga, e que há muito tempo deixou de ser considerada um sucesso.

Neste caso, não se trata de uma música que esteja sendo tocada em vários ambientes diferentes, portanto, ao ouvi-la muitas vezes, significa que o indivíduo está sob o efeito do fenômeno Baarden-Meinhoff.

Sendo assim, este viés leva o indivíduo a acreditar que algo está acontecendo com maior frequência, mas, na verdade, é apenas seu cérebro reforçando informações que foram recentemente adquiridas.

Outras maneiras de denominar esse fenômeno, são:

  • Ilusão recente;
  • Ilusão de frequência;
  • Viés de atenção seletiva.

O indivíduo que se depara com este fenômeno deve apenas ter o cuidado de não começar a acreditar em algo que não é verdadeiro. No mais, o Baarden-Meinhoff não é um problema.

O que causa sua existência?

O fenômeno Baarden-Meinhoff acontece na vida das pessoas, geralmente, sem que elas possam notar. Tal fato faz com que esse viés esteja intimamente ligado com o subconsciente de cada indivíduo.

Para entendermos como esse fenômeno acontece, é preciso compreendermos um pouco como funciona a mente humana.

Cada ser humano não consegue absorver todos os detalhes aos quais está exposto todos os dias, por isso, o cérebro decide o que será filtrado e o que requer atenção especial.

Portanto, o cérebro de cada pessoa, todos os dias, é capaz de ignorar inúmeras informações que ele julga ser irrelevante no momento.

Sendo assim, o cérebro de cada indivíduo, ao se deparar com uma informação nova, que aparenta ser algo interessante, têm seus detalhes armazenados por um bom tempo na memória.