O que é Fence?

A Fence, cujo significado em inglês é “cerca”, é considerada, no mercado de opções, uma estratégia de baixo custo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa estratégia diz respeito ao desejo do investidor em proteger um ativo em queda.

A utilização dessa estratégia é recomendada quando um ativo tem tendência de queda, bem como em um cenário otimista, mas, por outro lado, o mesmo passa a ter chance moderada de ganhos altos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Portanto, a fence é capaz de limitar o ativo de obter uma queda considerável, em contrapartida, a possibilidade de altos ganhos é descartada.

Essa estratégia, em muitos casos, é confundida com a estratégia collar, portanto, para que não haja dúvidas para o leitor, faremos uma breve análise sobre o que é a estratégia collar.

Pois bem, devemos dizer que Collar é uma estratégia, no mercado de opções, utilizada por investidores que visam proteger suas posições em momentos de quedas no mercado.

Essa estratégia funciona para prevenir perdas, contudo, também há chances de ganhos caso os preços subam ou o mercado se valorize.

Tal fato denomina o collar como uma operação casada, permitindo definir lucro e o prejuízo máximo. Essa prática envolve três componentes ao mesmo tempo, são elas:

  • Ativo negociado;
  • Venda de uma opção de compra;
  • Compra de uma opção de venda.

Essa operação, que permite tornar os ganhos do investidor limitados, também faz com que ele saiba quanto pode perder na operação em caso de baixa no mercado.

Portanto, em cenários em que há chances de desvalorização do ativo, o investidor, para deter uma proteção, limita seus ganhos em troca de proteção.

Ou seja, a operação de collar acarreta travas de baixas e de altas, visando proteger uma posição caso ocorra queda no mercado.

Nos dois casos, portanto, o prêmio pago para comprar a opção de venda, pode ser compensado parcialmente ou totalmente pelo prêmio cobrado com a venda das opções.

Na sequência apresentaremos como ocorre a montagem de uma fence e, por fim, se vale a pena utilizar a estratégia Fence.

Como uma Fence é montada?

Para entendermos como uma Fence é montada, devemos nos atentar nas três opções, são elas:

  • Comprar uma opção de put (no dinheiro) cujo valor seja próximo ao da ação, de tal forma que o strike seja nomeado a k1, sendo o limite de lucro;
  • Vender uma opção de put, tendo que seu strike k2 seja menor que k1, ou seja, o strike k2 sendo o início da proteção em detrimento a baixa do ativo;
  • Vender uma opção de call, com um strike k3 sendo menor que k2, ou seja, com strike k3 de proteção da baixa do ativo.

É importante dizer que todas essas opções citadas acima devem ser compradas no mesmo vencimento e quantidade das ações.

Portanto, se um indivíduo comprou 500 ações, por exemplo, o mesmo deve comprar 500 opções de put.

Outro ponto relevante para o investidor é que ele saiba, após a operação montada, em que ponto ele entrou, até que ponto alcança a proteção, e quando acontece o vencimento e lucro máximo.

Vale a pena utilizar essa estratégia?

Devemos ter em mente que a ideia de utilizar a fence se dá com intuito de proteção e limitação.

Tal fato faz com que ela passe a ser mais bem vista nos cenários em que existe a chance de queda e de alta, com maior tendência a queda.

Além disso, vale a ressalva que o mercado de opções aparece como alternativa, caso o rendimento do mercado de renda fixa não esteja tão positivo.

O mercado de opções também conta com recursos que podem proteger o capital de inesperadas oscilações.

Por fim, uma ressalva que deve ser feita é que em caso de quedas bruscas, o uso da fence não é capaz de proteger o patrimônio, como ocorre nos estouros de bolhas costumeiramente.