O que é o Federal Funds Rate?

O Federal Funds Rate, ou, em sua tradução, taxa de juros dos fundos federais, é usado com intuito de constituir a taxa cobrada pelos bancos comerciais ou pelo Federal Reserve System.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa taxa é referente aos empréstimos que são concedidos para as instituições financeiras, com intuito de que elas possam compor sua reserva monetária obrigatórias.

Nos Estados Unidos, por meio da chamada Reserve Requirement (Reserva de Requerimento), os bancos se veem obrigados a destinar em uma espécie de reserva emergencial bancária, parte dos depósitos realizados.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como os bancos fazem do spread bancário a sua principal fonte de renda, caso aconteça dos saques superarem os depósitos, o banco, decretando sua falência, pode prejudicar todo o mercado financeiro.

Para evitar que isso ocorra, o Reserve Requirement é instituído pelo FED.

Portanto, as instituições podem solicitar crédito (sob uma taxa de juros definida) junto ao FED, ou outros bancos, quando não possuírem saldo suficiente para compor sua reserva.

Na sequência, entenderemos o que é e como se dá o funcionamento do Banco Central Americano e, por fim, para que serve e como funciona o Federal Funds Rate.

Federal Reserve (FED): O que é e como funciona?

Muitas pessoas, provavelmente, já se depararam com a sigla FED, contudo, grande parte delas não sabe o que exatamente significa.

Pois bem, a sigla FED diz respeito ao Federal Reserve System, ou Sistema de Reserva Federal. O FED é uma instituição norte-americana que tem a responsabilidade de supervisionar o sistema bancário do país.

Além da supervisão do sistema bancário, o Sistema de Reserva Federal também é responsável por definir a aplicação da política monetária no país.

A atuação da instituição, nos Estados Unidos, ocorre de maneira muito parecida com as funções do Banco Central brasileiro em território nacional.

O FED, através da emissão/recompra de títulos e controle da taxa básica de juros – dentre outras funções – detém o poder de influenciar a situação monetária dos EUA e, automaticamente, de toda a economia.

Portanto, a instituição – que apresenta uma forma única de funcionamento – possui inúmeras funções financeiras, conduz a política monetária do país e tem o poder de interferir na economia mundial.

Para melhor compreensão, imaginemos que um Banco X tenha 300 Milhões em depósitos, porém, apenas 270 Milhões para seus clientes. Os 30 Milhões restantes ficam para as atividades diárias.

Pois bem, imaginemos agora que um grande número de clientes pretenda sacar seus dinheiros, sendo algo que supere o valor que o banco tem disponível para os próprios clientes.

Esse processo, possivelmente, levaria não só o banco x a falência, mas também vários outros bancos do país.

É dessa forma que surge a importância do Federal Reserve Bank, pois ele estabelece uma quantia mínima necessária para o banco guardar, com o intuito de se sustentar frente a uma possível quebra.

Para que serve o Federal Funds Rate?

Vale dizer que sua importância (Federal Funds Rate) não está limitada apenas aos trâmites internos dos bancos do FED, tendo em vista que ela se expande por toda a economia.

É por meio do Federal Funds Rate que os EUA implementam suas políticas monetárias.

 Portanto, ela é considerada a taxa básica de juros do mercado americano. Assim como é feito com a Taxa Selic, no Brasil.

Devemos dizer, também, que a tendência estabelecida pelo Federal Funds Rate é levada em conta pelas taxas praticadas nas demais transações correntes.

Como funciona o Federal Funds Rate?

A dinâmica do Federal Fund Rate acontece da seguinte forma:

Como é uma exigência do FED, o banco, para trabalhar, necessita do Reserve Requirement.

Portanto, visando saciar as necessidades, por meio dos empréstimos, é o FED que irá definir as taxas de juros que serão cobradas pelos demais bancos e por ele próprio.