O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve Fed elevou nesta quarta-feira (26), a taxa básica de juros dos Estados Unidos, em 0,25 ponto porcentual.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Assim, as fed funds passam da atual faixa de 5,00 - 5,25% para 5,25% - 5,50%. O ponto médio dessa faixa-alvo seria o nível mais alto para a taxa de referência desde o início de 2001.

O aumento já esperado na taxa de juros eleva os custos de empréstimos de referência ao seu nível mais alto em mais de 22 anos.

A elevação acontece mesmo em meio aos dados mostrando que a inflação continua desacelerando, os dados mais recentes do Índice de Preços ao Consumidor mostraram um aumento de 3,0% em junho em relação ao ano anterior, abaixo dos 4,0% em maio. 

Ainda assim, como o presidente do Fed, Jerome Powell, disse repetidamente, que continua a ter uma meta de inflação de 2%, o que significa que provavelmente serão necessários mais aumentos de juros para atingir essa meta.

"A principal questão em que estamos focados agora é determinar a extensão da firmeza adicional da política que pode ser apropriada para retornar a inflação a 2% ao longo do tempo - de modo que o ritmo dos aumentos e o nível final de aumentos sejam variáveis ​​separadas, dado quão longe chegamos", disse Powell durante a coletiva de imprensa em junho. "Pode fazer sentido que as taxas subam, mas em um ritmo mais moderado."

Esta é a 11ª vez que o FOMC elevou as taxas em um processo de aperto que começou em março de 2022. 

Na última decisão, em meados de junho, o Fed havia decidido manter a taxa de juros.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.