O aumento marca uma escalada do esforço do banco central para esfriar a inflação mais alta desde 1981.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos, elevou sua taxa básica de juros em 0,75 ponto porcentual, de 1,5% para 1,75%. 

O aumento anunciado nesta quarta-feira (15) é o maior desde 1994 e marca  o esforço mais agressivo dos formuladores de políticas para esfriar a inflação.

"O Comitê decidiu aumentar o intervalo da meta para a taxa de fundos federais para 1,5% a 1,75% por cento e antecipa que os aumentos contínuos no intervalo da meta serão apropriados", disse o Fed em comunicado.

O aumento foi aprovado por 10 dos 11 membros votantes do comitê, com a presidente do Fed de Kansas City, Esther George, votando contra o aumento. 

O reajuste acima do que havia sido sinalizado na reunião anterior mostra que será intensificada a política monetária para combater a inflação americana. 

Em maio, o índice de preços ao consumidor dos EUA atingiu 8,6% no acumulado em 12 meses,  superando a previsão média de um ritmo de 8,3% e marcando o crescimento de preços mais rápido desde dezembro de 1981 quando ficou em 8,9%.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.