O que é o Fechamento da Bolsa?

O fechamento da bolsa diz respeito ao horário do dia em que se encerram as negociações da bolsa de valores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A bolsa de valores brasileira tem seu funcionamento estipulado em horários específicos, portanto, é muito importante que o investidor esteja atento ao seu horário de abertura e fechamento, para realizar suas operações.

A abertura do mercado financeiro inicia às 10 horas, e o seu fechamento ocorre às 17 horas (horário de Brasília).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Existem algumas mudanças que ocorrem anualmente devido ao horário de verão nos Estados Unidos. Uma consequência desse fenômeno é referente à abertura do after market.

After market é uma nomenclatura em inglês que diz respeito ao “momento após o mercado”.

Devemos dizer que a preocupação com o horário americano ocorre pelo fato de que existem muitos negócios na B3 referentes aos investidores dos Estados Unidos.

Para ficar mais clara a compreensão para o leitor, se faz importante fazer uma breve apresentação, no próximo ponto, sobre o que é e como funciona o after market.

O que é e como funciona o After Market?

Como já dissemos anteriormente, o after market é uma nomenclatura em inglês que diz respeito ao “momento após o mercado”.

Ou seja, após o horário de fechamento do mercado, quando se encerram as negociações, existe um curto período de tempo em que os investidores estão permitidos a realizarem mais algumas movimentações.

Vale lembrar que não são todas as movimentações que estão liberadas nesse período, sendo apenas ativos do mercado à vista, ou somente para as commodities no mercado futuro.

O after market permite que os investidores ganhem mais trinta minutos para realizar suas operações depois do fechamento das negociações da bolsa de valores.

Esse fato se faz muito importante para investidores que não possuem tempo para investir durante o horário de funcionamento da bolsa.

Mas, como já foi dito, os investidores não podem fazer todos os tipos de operações, sendo apenas negociações de ativos à vista e commodities.

O que é Leilão de Fechamento?

O leilão de fechamento também é uma posição específica que pode ser tomada fora do horário de funcionamento da bolsa de valores.

É válido dizer que existem duas situações em que o leilão de ações pode ocorrer, são elas: quando o ativo oferece alta volatilidade e para recebimentos de ofertas após o encerramento das negociações.

Portanto, como o próprio nome sugere, leilão de fechamento é o leilão que ocorre nos instantes finais das negociações do mercado.

Participam, neste caso, apenas ativos que pertencem a algum índice da bolsa. Na maior parte do ano esse processo ocorre nos cinco minutos finais do fechamento, portanto, entre às 16h55 até as 17h.

Quando dizemos na maior parte do ano, se dá pelo fato de que o país se adapta para seguir os Estados Unidos, quando o horário de verão é adotado.

Principais Horários

Pré abertura do mercado: a pré abertura tem duração de quinze minutos. Neste momento os preços são efetivos, porém as ações não.

Cancelamento de ofertas: é aplicado a ofertas ou compra e venda que por algum motivo tenha ficado pendente no dia anterior, tendo seu horário entre às 9h30 e 9h45.

Call de fechamento: é o mesmo que leilão de encerramento, conforme já explicamos no ponto anterior, e pode durar de cinco a vinte minutos, tendo que só alguns papéis participam.

Aftermarket: também já explicitado anteriormente, pode ser uma segunda chance para os investidores que não conseguiram negociar antes do período de encerramento das negociações.

Neste último caso o processo é dividido em duas partes, a primeira ocorre entre às 15h25 até as 17h30 e, a segunda, ocorre entre 17h30 às 18h.