O que é FBCF – Formação Bruta de Capital Fixo?

A formação bruta de capital fixo é um indicador calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostra como o investimento em ativos fixos pode aumentar a capacidade produtiva da economia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A definição de ativo refere-se a produtos que podem ser utilizados em outros processos produtivos (repetitivos e contínuos), são utilizados por mais de um ano e não são efetivamente consumidos por outros processos produtivos, podendo ser positivos ou negativos.

De acordo com a definição oficial dada pelo Banco Central do Brasil: “A formação bruta de capital, ou investimento, resulta da soma algébrica da formação bruta de capital fixo e da variação de estoques. Por sua vez, a formação bruta de capital fixo divide-se em três grupos: construção, máquinas e equipamentos, entre outros. ”

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Isto significa que os resultados da FBCF incluem as compras líquidas de ativos fixos adquiridos por produtores residentes (deduzindo a alienação) num determinado período de tempo.

E também determinados aumentos de valor de ativos não produzidos adquiridos através das atividades produtivas da produção unidades.

Em outras palavras, a formação bruta de capital fixo é usada para medir o crescimento dos bens de capital de uma empresa. Essas mercadorias são mercadorias que podem produzir outras mercadorias.

Vale ressaltar que a FBCF foi instituída pela Organização das Nações Unidas, tendo em vista que seu período contábil é medido pelo valor líquido de aquisição dos ativos imobilizados alienados pela instituição.

Para que o FBCF serve?

Apesar de sua maior representatividade na FBCF, a construção pouco contribuiu para o crescimento do país nos últimos anos. Isso se deve a:

  • Menor investimento público, em função das restrições orçamentárias;
  • Grande estoque de imóveis residenciais prontos, cujas vendas se retraíram por conta das maiores exigências na concessão de crédito imobiliário.

A formação total de capital fixo é calculada pelo IBGE a cada trimestre para mostrar se a capacidade de produção do país está aumentando. Com isso, o índice finalmente expressa a confiança geral dos empresários nas expectativas da economia nacional.

Além de mostrar a capacidade produtiva da economia, lembre-se que a FBCF está relacionada ao PIB e à taxa de investimento.

Basicamente, o PIB (Produto Interno Bruto) é a soma dos bens e serviços finais produzidos por um país em um determinado período de tempo. O produto interno bruto é definido a partir de três aspectos: renda; produção; receita e despesa.

Ou seja, para que a economia de um país alcance um crescimento positivo, a FBCF deve aumentar sua participação, pois afeta diretamente a produção.

Portanto, de certa forma, a formação total de capital fixo está relacionada à taxa de investimento, pois considerando a economia de um país, esse é o investimento total na produção.

Devido à grande incerteza em torno da sustentabilidade das contas públicas de longo prazo do país, a empresa irá adiar qualquer decisão sobre os investimentos brasileiros.

Como calcular a FBCF?

A definição do FBCF envolve 6 etapas para o cálculo mensal do índice. O cálculo final do FBCF é a soma ponderada do Indicador de Construção Civil, do Indicador de Outros e do Consumo Aparente de Bens de Capital.

Esta série é baseada em variações percentuais mensais que definem a série final da FBCF. Portanto, a fórmula da FBCF é a seguinte:

FBCF = qcc.CC + qBKCABK + qoCAo

Em que qcc é o Indicador de Construção Civil, qBK o Indicador de Consumo Aparente de Bens de Capital, e qo o Indicador de Outros.

A Formação Bruta de Capital Fixo é um indicador econômico de extrema relevância.