O que é Favoritismo Intragrupo?

O Favoritismo Intragrupo é um padrão que favorece os membros do próprio grupo em relação aos membros do grupo externo. Isso pode ser expresso na avaliação de outros, na alocação de recursos e de muitas outras maneiras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse efeito foi pesquisado por muitos psicólogos e vinculado a muitas teorias relacionadas ao preconceito e ao conflito de grupo. O fenômeno é visto principalmente do ponto de vista da psicologia social.

Estudos têm mostrado que o favoritismo intragrupo surge como resultado da formação de grupos culturais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Esses grupos culturais podem ser divididos com base em características observáveis ​​aparentemente triviais, mas com o tempo, as populações crescem para associar certas características a certos comportamentos, aumentando a covariação. Isso então incentiva o preconceito dentro do grupo.

Duas abordagens teóricas proeminentes para o fenômeno do favoritismo intragrupo são a teoria do conflito realista e a teoria da identidade social.

A teoria do conflito realista propõe que a competição intergrupal, e às vezes o conflito intergrupal, surge quando dois grupos têm reivindicações opostas de recursos escassos.

Em contraste, a teoria da identidade social postula um impulso psicológico para identidades sociais positivamente distintas como a causa raiz geral do comportamento favorável dentro do grupo.

Como acontece o favoritismo intragrupo?

Uma das teorias mais importantes para esse viés foi desenvolvida no final do século XX, chamada Teoria da Identidade Social. Segundo ela, estamos emocionalmente ligados aos grupos que pertencemos.

As pessoas são realmente rápidas em se classificar em categorias ou grupos sociais e em formar uma preferência por seu grupo.

O favoritismo intragrupo começa cedo e foi encontrado em crianças em uma ampla gama de categorias, incluindo gênero, raça ou etnia, idioma, nacionalidade e religião. Intuitivamente, podemos pensar que o favoritismo dentro do grupo se desenvolve porque o dentro do grupo é significativo.

No entanto, quase 50 anos de pesquisa em grupos menos significativos sugere que isso não é surpreendentemente o caso.

Em 1970, o primeiro estudo de "grupo mínimo" foi publicado. Henri Tajfel e seus colegas ficaram surpresos ao descobrir que as pessoas deram mais recursos aos membros do grupo, mesmo quando os grupos eram baseados em dimensões altamente superficiais, como a tendência de superestimar ou subestimar matrizes de pontos ou um interesse pela arte abstrata.

Desde então, os psicólogos têm mostrado repetidamente que, mesmo sob as condições mais mínimas, as pessoas avaliam mais positivamente seus membros do grupo, alocam mais recursos para eles e mantêm um favoritismo implícito mais forte em relação a eles.

O preconceito mínimo dentro do grupo foi encontrado em crianças pequenas, mesmo com a idade de três anos, destacando a natureza profundamente arraigada desse preconceito entre os humanos.

Resultados do Favoritismo Intragrupo

Você pode pensar que, como os preconceitos de grupo mínimos carecem de significado no mundo real, eles seriam mais fracos do que os preconceitos de grupo real.

No entanto, as evidências até agora sobre esta questão têm sido confusas. Embora alguns estudos tenham descoberto que grupos significativos mostram maior viés dentro do grupo, um estudo recente com crianças de 4 a 6 anos descobriu outra coisa.

Os efeitos sobre a generosidade eram semelhantes em seu padrão e magnitude, apesar das diferenças fundamentais entre dois grupos (um grupo envolvido interesses compartilhados e o outro grupo tem um número mínimo de membros).

Os pesquisadores concluíram que suas descobertas "destacam o amplo impacto da afiliação no comportamento de compartilhamento de crianças pequenas".