O que são fatores de produção?

É um termo econômico que descreve os insumos usados ​​na produção de bens ou serviços para obter lucro econômico.

Os fatores de produção são um conceito econômico importante que delineia os elementos necessários para produzir um bem ou serviço para venda.

Eles são comumente divididos em quatro elementos: terra, trabalho, capital e empreendedorismo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

No entanto, os comentaristas às vezes se referem ao trabalho e ao capital como os dois principais fatores de produção.

Dependendo do contexto, alguns fatores de produção podem ser mais importantes do que outros.

Por exemplo, uma empresa de software que depende principalmente da mão de obra de engenheiros de software qualificados pode ver a mão de obra como seu fator de produção mais valioso.

Por outro lado, uma empresa que ganha dinheiro com a construção e o aluguel de escritórios pode ver o terreno e o capital como seus fatores mais valiosos.

Como as demandas de uma empresa mudam com o tempo, a importância relativa dos fatores de produção também mudará de acordo.

O estado de progresso tecnológico pode influenciar os fatores totais de produção e ser responsáveis ​​por quaisquer eficiências não relacionadas aos quatro fatores típicos.

Os princípios básicos dos fatores de produção

A definição moderna de fatores de produção deriva principalmente de uma visão neoclássica da economia.

Ele traz abordagens anteriores da teoria econômica, como o conceito de trabalho como um fator de produção do socialismo, em uma única definição.

Terra, trabalho e capital como fatores de produção foram originalmente identificados pelos primeiros economistas políticos, como Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx.

Hoje, o capital e o trabalho continuam sendo os dois principais insumos dos processos produtivos e da geração de lucros de uma empresa.

A produção, como na manufatura, pode ser rastreada por certos índices, incluindo o Índice de Manufatura ISM.

Embora não seja listada diretamente como um fator, a tecnologia desempenha um papel importante em influenciar a produção.

Nesse contexto, a tecnologia tem uma definição bastante ampla e pode ser usada para se referir a software, hardware ou uma combinação de ambos usados ​​para agilizar os processos organizacionais ou de manufatura.

Propriedade dos fatores de produção

A propriedade dos fatores de produção depende do tipo de sistema econômico e de sociedade.

A definição de fatores de produção em sistemas econômicos presume que a propriedade pertence às famílias, que os emprestam ou alugam para empresários e organizações.

Mas essa é uma construção teórica e raramente é o caso na prática. Com exceção do trabalho, a propriedade dos fatores de produção varia de acordo com a indústria e o sistema econômico.

Por exemplo, uma empresa que opera no setor imobiliário normalmente possui parcelas significativas de terreno.

Mas as empresas de varejo ou lojas alugam terrenos por longos períodos de tempo.

O capital também segue um modelo semelhante, no sentido de que pode ser adquirido ou alugado de outra parte.

Sob nenhuma circunstância, entretanto, a mão-de-obra é propriedade das empresas. A transação do trabalho com as empresas é baseada nos salários.

A propriedade dos fatores de produção também difere com base no sistema econômico.

Por exemplo, a empresa privada e os indivíduos possuem a maioria dos fatores de produção do capitalismo.

No entanto, o bem coletivo é o princípio predominante no socialismo. Como tal, os fatores de produção, como terra e capital, são propriedade e regulados pela comunidade como um todo.