O que é Family-office?

Family office são empresas privadas de consultoria em gestão de patrimônio que atendem a investidores de patrimônio líquido ultra-alto.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Eles são diferentes das lojas de gestão de patrimônio tradicionais porque oferecem uma solução totalmente terceirizada para gerenciar o lado financeiro e de investimento de um indivíduo ou família abastado.

Por exemplo, muitos family offices oferecem orçamento, seguro, doações de caridade, negócios familiares, transferência de patrimônio e serviços fiscais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Para que serve os Family-offices?

Os family offices são serviços completos de gestão de patrimônio privado que atendem apenas a uma ou a um pequeno número de famílias com patrimônio líquido muito alto.

Além dos serviços financeiros, os family offices também oferecem planejamento, conselhos de caridade, concierge e outros serviços abrangentes.

Os escritórios unifamiliares atendem a um indivíduo e sua família, enquanto os multi-family offices atendem a algumas famílias que se beneficiam das economias de escala.

Alguns indivíduos com alto patrimônio líquido podem considerar a possibilidade de abrir um family office.

Um family office oferece uma gama mais ampla de serviços personalizados para atender às necessidades dos HNWIs.

Da gestão de investimentos à consultoria de caridade, os family offices oferecem uma solução financeira total para indivíduos com alto patrimônio líquido.

Além disso, o family office também pode lidar com questões não financeiras, como educação particular, planos de viagem e diversos outros arranjos domésticos.

Os family offices são normalmente definidos como single-family offices ou multi-family offices às vezes chamados de MFOs.

Os escritórios de uma família atendem apenas uma família ultra-afluente, enquanto os multi-family offices estão mais intimamente relacionados às práticas tradicionais de gestão de patrimônio privado, buscando construir seus negócios atendendo a muitos clientes.

Os multi-family offices são mais prevalentes devido às economias de escala que permitem a divisão de custos entre a clientela.

Disciplinas para um Family-office

Fornecer aconselhamento e serviços para famílias ultra-ricas sob um plano abrangente de gestão de patrimônio está muito além da capacidade de qualquer consultor profissional.

Requer um esforço bem coordenado e colaborativo de uma equipe de profissionais das disciplinas jurídicas, de seguros, investimentos, imobiliárias, comerciais e tributárias para fornecer a escala de planejamento, consultoria e recursos necessários.

A maioria dos family offices combina gerenciamento de ativos, gerenciamento de caixa, gerenciamento de risco, planejamento financeiro, gerenciamento de estilo de vida e outros serviços para fornecer a cada família os elementos essenciais para lidar com os problemas essenciais que enfrenta ao navegar no complexo mundo do gerenciamento de patrimônio.

Depois de uma vida inteira acumulando riqueza, as famílias de alto patrimônio se deparam com vários obstáculos ao tentar maximizar seu legado, incluindo impostos imobiliários confiscatórios, leis imobiliárias complexas e questões familiares ou comerciais complicadas.

Um plano abrangente de transferência de riqueza deve levar em consideração todas as facetas da riqueza da família, incluindo a transferência ou gestão de interesses comerciais, a disposição da propriedade, a gestão de fundos familiares, desejos filantrópicos e a continuidade da governança familiar.

A educação da família é um aspecto importante de um family office; isso inclui educar os membros da família sobre questões financeiras e incutir os valores familiares para minimizar os conflitos entre gerações.

Os family offices trabalham em colaboração com uma equipe de consultores de cada uma das disciplinas necessárias para garantir que o plano de transferência de patrimônio da família seja bem coordenado e otimizado para seus desejos de legado.