O que é Fair Trade?

O significado de fair trade na tradução livre para o português é comércio justo, é uma abordagem alternativa ao comércio convencional, baseada em uma parceria entre produtores e comerciantes, empresas e consumidores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Surgido na década de 60, a certificação Fairtrade representa uma iniciativa que congrega responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade para pequenos e médios produtores.

Assim, observa-se que esse projeto é fundamental em alguns pilares, como a garantia de melhores condições aos pequenos empreendedores e trabalhadores de maneira sustentável.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A Fairtrade Labelling Organization (FLO) é uma sociedade comercial sem fins lucrativos, cujos princípios são baseados na responsabilidade social e intenção de garantir a equidade no comércio internacional.

A certificação funciona como uma rede, onde o produtor e as indústrias são certificados para que toda a cadeia produtiva siga as regras do comércio justo.

Como o Fair Trade funciona?

O principal foco do fair trade consiste na introdução de pequenos empreendimentos no mundo dos negócios por meio da valorização do pequeno produtor e da produção sustentável.

Ele tem como objetivo principal estabelecer contato direto entre o produtor e o comprador, desburocratizando o comércio e poupando-os da dependência de atravessadores e das instabilidades do mercado global de commodities.

Assim as empresas conseguem acessar os mercados da melhor forma e dispensam o uso de revendedores.

Isso diminui a exploração do consumo e permite fazê-lo de maneira mais consciente, sustentável e responsável.

A certificação já é um movimento mundial presente em mais de 100 países. Somente produtores organizados em associações ou cooperativas podem obtê-la (não é possível a certificação de propriedades ou empresas individualmente).

Alguns requisitos analisados são: a associação ou cooperativa de produtores deve ser democrática, transparente, legalmente constituída e, no caso de produtores agrícolas, a associação ou cooperativa deve garantir que mais de 50% de seus associados são da agricultura familiar.

Para conseguir a certificação Fairtrade, as empresas interessadas precisam entrar em contato com a iniciativa de rotulagem (Labelling initiative) nacional que as auxiliará com relação à avaliação, certificação, obtenção de licença, estabelecimento de contatos, entre outros.

A aprovação é adotada através da assinatura de um contrato de licença, emissão de relatórios regulares de vendas de produtos Fairtrade e pagamento das taxas de licença referentes a essas vendas.

Qual o benefício do Fair Trade?

Os benefícios do Fair Trade vão muito além do preço justo. Ele significa o fortalecimento da agricultura familiar, que passa, necessariamente, pela organização em associações e cooperativas.

Além disso, ele contribui para o desenvolvimento sustentável ao proporcionar melhores condições de troca e a garantia dos direitos para produtores e trabalhadores marginalizados. É uma alternativa concreta e viável frente ao sistema tradicional de comércio.

Alguns outros benefícios são:

  • Redução da pobreza e combate às injustiças econômicas, sociais e comerciais;
  • Provoca a conscientização dos consumidores sobre uma política de consumo responsável e sustentável;
  • A contribuição para trocas mais justas e equilibradas entre os agentes envolvidos;
  • Estimula o estabelecimento de um preço justo levando em consideração os custos de produção do trabalhador.

Os produtores certificados também recebem o Fairtrade Premium, uma bonificação derivada de fundos adicionais acima do preço de compra destinada a investimentos em projetos sociais, econômicos ou ambientais.

O uso local dessa renda é decidido de maneira democrática entre os agricultores e trabalhadores em assembleias gerais de organizações de pequenos produtores.