O que é Factoring e como funciona

Factoring

O que é Factoring Significado, conceito, para que serve e como funciona.

Entenda o que é factoring

A atividade de empreender sempre acarreta muitos riscos, mas principalmente quando se tem uma estrutura menor, as dificuldades podem se tornar verdadeiros entraves para o negócio decolar.

A operação caracteriza-se pela aquisição de direitos creditórios de contas a receber a prazo por um valor à vista e é voltada para pequenas e médias empresas.

Podemos dizer que essa prática representa o adiantamento das receitas e garante certa estabilidade ao empresário que busca se consolidar no mercado, pois aumenta o seu poder de negociação.

Banner will be placed here

Para que serve o Factoring?

As empresas enfrentam um cenário no Brasil onde a burocracia para a concessão de crédito, taxas de juros elevadas e o aumento do risco de inadimplência, e assim os empresários precisam usar a criatividade e encontrar novas alternativas para solucionar os problemas do dia a dia e equilibrar a saúde econômica da sua companhia.

Neste contexto, uma forma ágil e também vantajosa de obter recursos são as empresas de factoring. 

Cada vez mais elas têm expandido o seu mercado, e proporcionado, especialmente aos pequenos negócios, a possibilidade de continuarem operando.

Um factoring é um agente intermediário que fornece dinheiro ou financiamento para empresas por meio da compra de contas a receber. 

Ele é essencialmente uma fonte de financiamento que se compromete a pagar à empresa o valor de uma fatura menos um desconto de comissão e taxas.

O factoring pode ajudar as empresas a melhorar suas necessidades de caixa de curto prazo, vendendo seus recebíveis em troca de uma injeção de dinheiro da empresa de factoring.

O factoring permite que uma empresa obtenha capital ou dinheiro imediato com base na receita futura atribuída a um determinado valor devido em uma conta a receber ou fatura comercial.

As contas a receber representam o dinheiro devido à empresa por seus clientes por vendas feitas a crédito. Para fins contábeis, as contas a receber são registradas no balanço patrimonial como ativo circulante, uma vez que o dinheiro é normalmente recebido em menos de um ano.

Existem três partes diretamente envolvidas em uma transação envolvendo um fator: a empresa que vende suas contas a receber, o fator que compra os recebíveis, e o cliente da empresa, que agora deve pagar o valor a receber ao fator em vez de pagar à empresa que originalmente devia o dinheiro.

Benefícios do Factoring

A empresa que vende seus recebíveis obtém uma injeção de caixa imediata, que pode ajudar a financiar suas operações comerciais ou melhorar seu capital de giro.

O capital de giro é vital para as empresas, pois representa a diferença entre as entradas de caixa de curto prazo (como receitas) e as contas ou obrigações financeiras de curto prazo (como pagamentos de dívidas).

Vender, no todo ou em parte, suas contas a receber é um fator que pode ajudar a evitar que uma empresa que está sem dinheiro deixe de pagar seus empréstimos a um credor, como um banco.

Embora o factoring seja uma forma de financiamento relativamente cara, pode ajudar uma empresa a melhorar seu fluxo de caixa.

Factorings fornecem um serviço valioso para empresas que operam em setores nos quais leva muito tempo para converter contas a receber em dinheiro, e para empresas que estão crescendo rapidamente e precisam de dinheiro para aproveitar novas oportunidades de negócios.

A empresa de factoring também se beneficia, uma vez que o fator pode comprar contas a receber ou ativos não cobrados a um preço com desconto em troca de fornecer dinheiro adiantado.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE