O que é fact sheet?

O termo fact sheet em uma tradução livre e literal, significa “ficha informativa” ou apenas “ficha”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa ficha é uma apresentação de dados e informações importantes sobre uma instituição de forma bem direta e ótima apresentação, com o objetivo de dar maior visibilidade a certos dados que a compõem.

Um fact sheet fornece aos leitores de seu público-alvo informações atraentes em um formato claro e conciso. Ele pode ser apresentado em uma folha de papel ou digitalmente e informa as pessoas sobre um negócio, organização, produto, serviço, campanha, evento ou outro tópico.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Para que serve?

Uma ficha técnica é uma ferramenta importante e rápida usada em relações públicas para fornecer uma visão geral de sua empresa.

Em geral as empresas, principalmente aquelas que têm ações na bolsa de valores, utilizam o fact sheet para apresentar algumas informações que consideram relevantes para seus possíveis investidores, acionistas e analistas financeiros.

Esse modo de apresentar as informações, é importante para todos entenderem o que estão lendo, tais como princípios, valores, metas, composição acionária, alocação de investimentos, balanços financeiros e entre outras coisas interessantes da empresa.

As fact sheet são particularmente úteis para repórteres e legisladores estaduais e nacionais. O que todos esses grupos têm em comum? Muito pouco tempo para reunir informações suficientes para escrever um artigo de qualidade ou tomar uma decisão de qualidade.

Como fazer?

Ao criar um fact sheet você tem apenas uma página para comunicar informações importantes. 

Para chamar a atenção de seus leitores e facilitar a compreensão de sua mensagem, seus fatos devem ser cuidadosamente selecionados e apresentados em uma ordem lógica.

Isso porque, além de fact sheets serem curtos (contendo entre uma a três páginas), eles são repletos de gráficos, imagens e pequenos textos.

As informações que você inclui em um fact sheet variam de acordo com o assunto e o público-alvo. No entanto, a maioria deve conter o seguinte conteúdo:

  • Título;
  • Resumo das informações mais importantes em forma de parágrafo;
  • Lista com marcadores de fatos de apoio;
  • Chamada para ação;
  • Fontes ou atribuições;
  • Onde obter mais informações.

Além do conteúdo, uma fact sheet eficaz também deve ter elementos de design que ajudem a engajar o público e apresentar claramente as informações. 

Eles podem assumir a forma de tabelas e gráficos com informações úteis ou uma imagem atraente que chamará a atenção do seu público.

Para uma pessoa autônoma e também para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) pode ser interessante criar, com uma certa periodicidade, um fact sheet.

Alguns exemplos de instituições e órgãos que também fazem uso desta ficha para apresentar resultados a populações e governos em geral, são a Organização das Nações Unidas (ONU), a União Europeia (UE) e até mesmo a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA).

Em geral, grandes corporações têm uma equipe de comunicação, composta por assessores de imprensa, designers, profissionais de marketing e etc.

Nesse caso, o fact sheet é produzido com o envolvimento de todo esse pessoal. O mesmo ocorre para blocos econômicos como a União Europeia