O que é Facilitation?

Facilitation, ou facilitação, na tradução livre, é um termo utilizado para as pessoas que conseguem facilitar a negociação ou intermediação entre partes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Um exemplo de uma pessoa que exerce a função de Facilitation é os corretores de imóveis. Na tentativa de realizar a venda de um imóvel, normalmente nós procuramos um corretor.

O corretor vai fazer a intermediação entre as pessoas interessadas e o seu imóvel. Desse modo, quando uma oportunidade de vender aparecer, a corretora vai cuidar dos procedimentos e realizar a execução efetiva e segura da venda da propriedade.

É claro que o corretor ganhará uma comissão referente a venda, mas todo o negócio ficará por conta do mesmo, sem que haja grande trabalho ao proprietário do imóvel (vendedor).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Facilitation na Prática

Outro ramo ou pessoa que trabalha com a função de Facilitaion é o despachante. Quando nós precisamos gerar guias de impostos ou atualizar cadastros, o despachante está aí para facilitar nossa vida e conduzir os trâmites sem grandes problemas.

Por exemplo: ao renovar a documentação do veículo, a pessoa pode fazer tudo por conta própria, sem grandes problemas ou pode contratar um descante para fazer todo o trabalho.

Assim, as únicas coisas que a pessoa que contratou o despachante vai precisar fazer é pagar o mesmo.

Outro exemplo de facilitador está relacionado a uma empreiteira. A empreiteira geralmente oferece ao seu cliente a possibilidade de contratar os serviços de mão de obra mais o material, tudo de uma só vez.

Assim o cliente não precisa ir correndo para comprar o material, ou fechar uma quantidade de horas com os trabalhadores, a empresa faz tudo isso pelo cliente.

Facilitation nos investimentos

A corretora de valores mobiliários é uma instituição que serve como Facilitation do cliente. Já pensou ter que procurar os acionistas que estão dispostos a vender determinada ação para aí sim, negociar a mesma?

Não haveria como fazer isso. Portanto, as corretoras fazem essa intermediação entre a bolsa de valores e os investidores.

Para conseguir ter acesso à bolsa de valores, o investidor precisa ter uma conta em uma corretora e assim, as pessoas têm como negociar ações, fundos imobiliários, ETF (Extended Trend Funds) e demais investimentos.

Além da intermediação, as corretoras ainda oferecem uma diversidade de produtos e serviços que podem ajudar bastante o investidor.

Dentre esses serviços nós temos os relatórios para declaração de imposto de renda além das análises de investimento e os shoppings financeiros.

Por meio dos shoppings financeiros, as corretoras oferecem uma grande diversidade de CDB (Certificados de depósito bancário), LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) de diferentes instituições financeiras.

Vale destacar que as corretoras não podem exercer a função de contrapartida do investidor. Ou seja, todas as ordens lançadas no mercado devem passar na bolsa de valores.

Facilitation e Retail Liquidity Provider (RLP)

As corretoras já oferecem o serviço de intermediação dos negócios junto aos investidores, mas, além disso, as corretoras podem oferecer a opção de RLP.

Ou seja, aqueles investidores que contam com posições relevantes em determinados ativos podem enfrentar certas dificuldades em liquidar tais posições na bolsa de valores.

Por meio do RLP, as corretoras podem adquirir tal posição pagando um preço equivalente ao do mercado.

Através do RLP o investidor consegue reduzir custos relacionados às ordens, uma vez que não haverá tantas, a operação provavelmente será executada em uma só. A outra vantagem fica por conta do valor de liquidação da operação. Como o valor ainda é compatível com o preço de mercado, o investidor não contará com grandes perdas e conseguirá liquidar sua posição.