O que é FAANG?

FAANG é a sigla para denominar o grupo formado por cinco grandes empresas da área de internet, elas são: Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As cinco companhias de alguma forma influenciaram muito as pessoas em suas interações junto a internet e até com suas máquinas e outras pessoas.

Por meio do Facebook as pessoas têm acesso a maior rede social do planeta e demais aplicativos de comunicação, como é o caso do Whats UP.

A Apple trabalha com desenvolvimento de equipamentos e softwares. Os produtos e serviços são conhecidos pela excelência e qualidade, além do design que é bem charmoso.

No caso da Amazon, nós temos uma das maiores plataformas de e-commerce do planeta. Netflix foi pioneira no streaming a preços bem acessíveis sendo que o Google tem diversos produtos e serviços, como é o caso do Gmail e Youtube.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Relevância da FAANG

O grupo formado pelas grandes empresas da tecnologia e com relevante representação na internet é indiscutível.

O Facebook de meados de 2012 até o início de 2021 registrou valorização de mais de 600%, a Apple no mesmo período conseguiu uma valorização similar ao do Facebook.

A Amazon registrou valorização de 1.200%. Netflix alcançou valorização de 5.024% e por último, mas não menos importante nós temos o Google que registrou valorização de mais de 490%.

Olhando o período de 2012 até início de 2021, a valorização das cinco companhias é surpreendente.

O simples investimento de um dólar no Google teria gerado um resultado de mais de 490 dólares. Enquanto um dólar na Netflix teria rendido mais de cinco mil dólares.

Para se tornar milionário com o investimento na Netflix, o investidor precisa investir vinte mil dólares. 

Com investimento assim, no início de 2021, o investimento do acionista seria superior a um milhão de dólares.

Como investir em FAANG?

Olhando esse cenário de grandes lucros nas FAANG, o interesse despertará em vários investidores. Uma forma de conseguir lucrar junto das empresas é comprando as ações das mesmas na bolsa de valores.

No Brasil essas ações são negociadas através de BDR (Brazilian Depositary Receipt). Os tickers são os seguintes:

Além da compra dos BDR’s, os investidores podem procurar por fundos que fazem o investimento nas cinco empresas.

Um bom exemplo de fundo é o Tech Select da Vitreo. O fundo investe nas FAANG além de mais algumas empresas da área de tecnologia.

Através de tal fundo, o investidor não precisa contar com muitos recursos, com um valor inicial de R$ 1 mil.

Comparado a outros fundos e ativos no mercado, o fundo é aparentemente bem acessível.

Riscos das FAANG

Por se tratar de empresas que hoje são relevantes no mercado, elas amanhã podem deixar de ser tão importantes.

Como o setor de internet e tecnologia é bem competitivo, outras companhias podem acabar entrando e excluindo as atuais FAANG da composição.

Só para ter uma ideia, as empresa que formam as FAANG já existem há muito tempo. Apple, Amazon e Google já existem desde a década de 90, enquanto Netflix e Facebook surgiram no século 21.

Outro ponto importante está relacionado a outras empresas de tecnologia relevantes que não estão entre as FAANG, como é o caso da Microsoft, Adobe e Twitter.

É possível que tais companhias possam substituir as atuais FAANG de alguma forma também. Inclusive a entrada de uma nova companhia pode tirar alguma das FAANG da composição, ou remodelar o grupo, ocorrendo o surgimento de um novo grupo.