O que é Ex-post?

O termo ex-post vem do latim e tem como tradução em português “após o fato”. A expressão refere-se aos eventos que já aconteceram e são utilizados como base para:

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No mercado financeiro, essa é outra palavra para retornos reais. Esse conceito de retornos históricos, serve como abordagem na especulação e previsão de possíveis ganhos ou perdas financeiras.

O valor do ex-post é obtido ao considerar o valor inicial e o final de um investimento. Assim como seu declínio, crescimento e quaisquer rendimentos aferidos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como Funciona a Análise Ex-post?

Em suma, toda informação e dado ex-post, é utilizado para prever os lucros futuros de uma empresa. Além de servir como base para estudos como o VaR (Valor em Risco).

Através dele é possível, por exemplo, calcular as probabilidades que um investimento tem de causar perdas em determinada ocasião. Com base em informações passadas e precisas que formam uma visão objetiva. 

Indo de forma contrária ao conceito de ex-ante ("antes do evento") que é caracterizado por análises subjetivas. Já que essa, não utiliza com base o passado, apenas expectativas futuras.

Portanto, o ex-post é uma análise feita através dos resultados financeiros já obtidos, após um evento acontecer. Os dados que ela fornece são importantes para a identificação de possíveis:

Com isso, é possível afirmar que o ex-post é importante tanto em momentos de incerteza no mercado econômico, quanto em um cenário considerado normal.

Para que Serve o Ex-post?

Através dos dados ex-post, traça-se um paralelo entre expectativas iniciais e retornos reais. O quão menor for essa diferença, mais fácil torna-se a escolha em futuras alocações de ativos.

O desempenho ex-post traz ainda a avaliação da performance obtida por uma carteira de investimentos. Com base em seu retorno e outros fatores importantes, especialmente para fundos de longo prazo.

Essa análise de desempenho, normalmente, é feita através da regressão dos rendimentos. Eles serão comparados com retornos do índice de mercado, determinando quanto uma carteira terá de: 

  • Lucros;
  • Perdas. 

O conceito pode ser utilizado ainda em previsões, como mencionado antes. Para isso, utiliza-se a fórmula ex-post = (valor final - valor inicial)/ valor inicial, na qual: 

  • Valor inicial é o valor de mercado no momento que o ativo foi comprado;
  • Valor final é o valor de mercado atual que este ativo possui.

Suas previsões são elaboradas através dos dados disponibilizados após o horário do momento em questão. Durante o período de previsão, elas são criadas ao serem identificadas observações futuras.

Como Calcular o Ex-post de Investimentos?

Para o cálculo do ex-post, utilizam-se os valores iniciais e finais de um ativo em um período específico. Em seu cálculo, são considerados ainda dados relacionados ao valor do ativo, tais como:

Em geral, o cálculo tem maior precisão e é usado para analisar períodos inferiores a doze meses. Assim, medindo o rendimento obtido por um ano da aplicação até o momento.

Imagine, por exemplo, um relatório trimestral de 30 de junho. Neste, os retornos reais medem quanto que a carteira de ativos aumentou em porcentagem durante 1° de abril até 30 de junho.

Ou seja, para um investimento com prazo de um ano, é possível utilizar o ex-post para calcular os resultados reais que estão sendo obtidos a cada período. 

Seja ele mensal, trimestral ou semestral. O cálculo do ex-post é muito importante para os analistas de investimentos que o utilizam na previsão dos retornos esperados através de dados sobre:

  • Flutuações nos preços dos ativos;
  • Lucratividade;
  • Perdas;
  • Etc.

Além disso, os retornos reais (ex-post) são ainda medidos em relação aos retornos esperados (ex-ante), na intenção de confirmar a eficácia dos métodos de análise de riscos utilizados.