O que é Excedente do Consumidor?

O excedente do consumidor é um dos elementos que forma o excedente econômico. Um conceito que ganhou notoriedade através dos trabalhos do economista inglês Alfred Marshall.

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Este tipo de excedente trata-se de um ganho financeiro por parte do consumidor. Obtido ao adquirir um produto (bem) ou serviço com valor menor do que estava disposto a pagar.

O que gera um impacto positivo na expansão econômica. Pois, o excedente do consumidor sempre aumentará quando o preço de um bem cair, e o contrário também acontece.

Este conceito foi desenvolvido em 1844 na intenção de medir os benefícios sociais dos bens públicos. 

No ponto de vista econômico de conforto, ele tem sido uma ferramenta importante para a formulação de políticas tributárias pelos governos.

Quem é economista entende o sentimento de bem-estar que esse conceito pode causar. O que é tido como mais importante do que a economia obtida, ou seja, o valor excedido.

Portanto, a tentativa é de disseminar esse conceito que estimula o consumo social de forma positiva. Algo que, por sua vez, estimula o crescimento econômico de uma região, país, etc.

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Como Funciona o Excedente do Consumidor?

A premissa da qual parte o excedente do consumidor é o princípio de utilidade marginal. Nele é representado o grau de satisfação de um indivíduo ao consumir um:

  • Produto (bens);
  • Serviço.

De acordo com as preferências do indivíduo, essa utilidade costuma variar. Mas, em geral, pode-se dizer que quanto mais alguém possui, menos ela estará disposta a gastar por um adicional.

A essa tendência dá-se o nome de utilidade marginal decrescente. Representado pela indiferença ou menor disposição do consumidor de pagar a mais por uma unidade adicional do bem ou serviço.

Para entendermos melhor como isso funciona, iremos nos basear no livro “Princípios de Economia” de Alfred Marshall. Nele, temos como exemplo um consumidor de chá que se depara com a seguinte situação:

  • O consumidor se encontra propenso a gastar 20 shillings (moeda estrangeira) em uma caixa com 1 libra de chá, algo equivalente a 500g de ervas;
  • No mercado, ao ver que o valor do pacote encontra-se por apenas 14 shillings ele resolve então comprar 2 pacotes.

Segundo Marshall, apesar de 14 shillings ser o máximo que o consumidor se dispõe a pagar em outra unidade. Isso gera uma satisfação adicional devido a economia de 6 shillings.

A utilidade desta compra encontra-se nos 20 shillings para a primeira unidade e 14 shillings para a segunda. Nesta situação o consumidor estava disposto a pagar 34 shillings pelos itens.

Contudo, ele paga apenas 28 shillings gerando uma vantagem econômica de 6 shillings.

Grau de satisfação e o Excedente do Consumidor

O que aconteceria se o consumidor encontrasse o produto por apenas 10 shillings cada pacote? Neste caso, ele pagaria 20 shillings em 2 unidades, obtendo um excedente econômico de 14 shillings. 

Caso ele decidisse levar 3 pacotes, a utilidade se manteria. Pois, ele está disposto a pagar 20 shillings na primeira unidade, 14 na segunda e agora, apenas 10 na terceira. 

Isso totaliza um valor de 44 shillings, mas ele pagará apenas 30, sendo 10 shillings para cada unidade. Logo, ele mantém o excedente no mesmo valor que antes, sendo de 14 shillings.

Como o benefício se mantém, a utilidade marginal decrescente acaba não sendo vantajosa e nem eleva o grau de satisfação do consumidor, neste caso. Ainda assim, podemos perceber que:

  1. O excedente do consumidor aumenta sempre que o preço cai e diminui sempre que  preço aumenta; 
  2. O valor excedente nunca é reduzido caso o consumidor opte por levar mais unidades.

Excedente do Consumidor vs. Excedente do Produtor

Portanto, o excedente do consumidor é todo o sentimento de bem-estar econômico que um indivíduo vivencia ao adquirir um bem ou serviço abaixo do valor que considerava pagar.

Tal conceito vem da suposição de que os consumidores são indivíduos racionais e realizam suas compras a partir de um valor que têm em mente.

O que diferencia o excedente do consumidor para o do produtor é que o segundo se refere ao lucro que o produtor obtém. Logo, é um conceito que funciona no sentido contrário.

Pois, é tudo aquilo que o produtor lucra ao vender algo por um valor acima do que ele planejava ofertar. Para entender melhor podemos dizer que:

  • O produtor pretendia vender seu produto por 10 reais;
  • O consumidor estava disposto a pagar 15 reais no produto.

Isso significa que o produtor tinha intenção de ofertar determinado valor, enquanto o consumidor estava disposto a dar uma quantia acima disso.

Acontece que o produtor possui um preço mínimo de venda e, ao negociar abaixo, isso encerra suas atividades. Como agente racional, ele sabe que negociar acima eleva o lucro.

Neste caso em questão, ao perceber a disposição do consumidor, ele aplica um valor acima do pretendido de venda. Basicamente, o excedente do produtor é uma questão de oportunidade.

O que tem relação com o montante da unidade monetária, beneficiando-se ao obter uma quantia que lhe dará lucro máximo.