O que é Ex-direito de Subscrição?

O termo ex-direito de subscrição refere-se a data na qual, um ativo iniciará suas negociações na B3. Em geral, sendo comum de acontecer nos seguintes tipos de aplicações:

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ambos os investimentos, são do tipo que de tempos em tempos, realizam uma nova emissão de papéis. Sendo assim, o ex-direito de subscrição a data que indica quando isso acontecerá novamente.

Esse conceito está diretamente ligado, ainda, ao direito de subscrição que diz respeito aos atuais investidores dessas aplicações.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que é direito de subscrição?

O direito de subscrição é a preferência que empresas ou fundos imobiliários dão aos seus investidores, de comprar novas ações ou cotas, respectivamente. Quando ocorre uma nova emissão de papéis.

Esse direito permite aquele investidor inicial, a manter o mesmo nível de participação que já possuía. Mesmo frente a entrada de novos investidores, normalmente, visando a captação de recursos.

Acontece que com a entrada de novos recursos, o capital social da empresa aumenta e com isso a participação desses investidores mudaria. 

Mas, ao oferecer o direito preferencial de comprar mais ações mantendo a mesma porcentagem de participação inicial. Ou seja, de forma que essa nova emissão não a afete.

Além disso, a subscrição pode permitir que cotistas e acionistas tenham direito de negociar o valor do ativo. De modo a comprá-lo por um preço menor em relação ao mercado.

Portanto, subscrição é a emissão de novos papéis e direito de subscrição a preferência dada aos investidores já presentes desde o início da companhia ou fundo.

Enquanto o ex-direito de subscrição é a data na qual, os cotistas ou acionistas com o direito de preferência, poderão comprar mais papéis mantendo sua posição.

Como Funciona o Ex-direito de Subscrição?

Para que seja possível adquirir novas cotas ou ações no ex-direito de subscrição, o investidor precisa já possuir ativos nesta data. Assim, sendo considerado elegível para adquirir novos papéis.

Se um novo investidor adquirir ativos após essa data, ele não será elegível a esse benefício. Por isso, a data pode ser utilizada ainda para estipular quais investidores terão direito de subscrição.

O que significa que esse investidor só poderá comprar mais ativos indiretamente, no mercado secundário. Ao invés de diretamente com a própria empresa ou fundo.

É importante destacar que o direito de subscrição é um apenas um direito, o investidor não é obrigado a utilizá-lo. Ele pode abrir mão deste, se não desejar novos papéis.

Nesse caso, ele vai estar abrindo mão também, de manter a porcentagem que obtém do fundo ou empresa. Se antes ele possuía participação, por exemplo, de 12% agora terá 9%.

Os novos papéis adquiridos normalmente seguem regras próprias quanto ao pagamento de dividendos. Tais regras são definidas dentro do direito de subscrição e podem ser diferente dos ativos iniciais.

Além disso, o investidor possui um percentual limite de ações ou cotas que pode adquirir no ex-direito de subscrição. Pois, é permitido que ele mantenha sua participação, mas não que a aumente.

Vale a Pena Comprar Papéis no Ex-direito de Subscrição?

A dúvida que muitos investidores possuem é se vale a pena exercer seu direito de compra, no ex-direito de subscrição. Portanto, antes dessa data chegar é preciso considerar alguns pontos:

  • Preço de venda do ativo: normalmente, é vantagem exercer esse direito se o investidor consegue comprar na data ex-direito de subscrição ativos com valor reduzido em relação ao mercado secundário;
  • Participação: outro ponto benéfico é conseguir manter o mesmo percentual de participação em uma companhia ou fundo que tem bom desempenho e expectativas de continuar dando bons retornos financeiros.

Mas, se o ativo está vendido com valor elevado e, no mercado secundário, existem oportunidades de compra com menor custo, exercer o direito de subscrição deixa de valer a pena.

Da mesma forma que se os indicadores econômicos mostram que o desempenho do ativo não está bom. Esse acaba sendo o momento de repensar aumentar os investimentos nesta aplicação.