O que é Evidência Anedótica?

O termo evidência anedótica refere-se às anedotas informais contadas por indivíduos. Normalmente, caracterizada como testemunhos, depoimentos ou um relato breve que busca afirmar a veracidade ou eficácia sobre tal assunto.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse conceito ocorre quando existe falsa relação de causa e efeito na anedota contada. Pois, ela passa a ser utilizada em caráter científico, mesmo sem possuir nenhum embasamento deste tipo.

Por isso, o termo é usado em contraste à evidência científica, considerada de fato uma evidência formal. A evidência anedótica é considerada uma anedota informal e se diferencia da científica porque: 

  • Baseia-se em experiências pessoais subjetivas;
  • Vai contra informações científicas do assunto;
  • Possui um valor sentimental e emocional;
  • Surge do caráter pessoal e específico.

Ou seja, ela não possui nenhuma evidência ou estudo científico como base. Não possuindo então, nenhum tipo de comprovação racional mesmo que esteja certa de fato.

Mesmo que verdadeira, considera-se informal toda anedota que não utiliza dados estatísticos. Isso porque sua ocorrência não estaria sendo evidenciada dentro de uma variação prevista.

Devido a isso, se usada como evidência formal, ela adota ainda o caráter de falácia. Uma argumentação de lógica inconsistente, como por exemplo, quando uma pessoa:

  • Fala que investir em ações é muito arriscado e perde-se dinheiro fácil, baseando-se apenas em suas próprias experiências ou no que ouviu de terceiros;
  • Perde peso enquanto toma cápsulas emagrecedoras mas, o produto não possui nenhuma comprovação científica quanto ao seu efeito.

Uma evidência anedótica pode estar inserida em diferentes campos, seja ele financeiro, de saúde, etc. Sendo um processo mental que baseia-se apenas na visão de mundo e crenças do indivíduo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como Surge a Evidência Anedótica?

A evidência anedótica surge de diferentes vieses, ou seja, uma tendência formada no raciocínio lógico de cada indivíduo, geralmente, de forma equivocada. Isso leva a uma interpretação errônea da realidade.

Seja de forma parcial ou completamente, desenvolvendo um viés de confirmação. Além disso, o conceito conecta-se a outros vieses, como o da autorreferência que envolve informações e fatos de si mesmo.

Com isso, o indivíduo põe um peso maior nas próprias experiências, do que nas comprovações científicas. Outro viés muito relacionado à evidência anedótica é o viés da negatividade.

Por exemplo, um indivíduo acredita que o desemprego aumentou, enquanto seu índice prova uma queda. Logo, ele utilizará sua própria situação ou de conhecidos, para justificar sua opinião.

A anedota informal é consequência da forte resistência que o cérebro possui às mudanças em suas crenças e ponto de vista. O que envolve ainda, o conceito de dissonância cognitiva

Este é responsável por criar fatos, argumentos e justificativas em nossa mente como fundamentos. Para nos impedir de atuar descaradamente de forma incoerente frente a dados científicos. 

A evidência anedótica demonstra como a mente humana prefere se justificar, ao invés de assumir quando está errada. Pois, recorre aos vieses comportamentais sempre que confrontada.

Qual os Impactos Financeiros da Evidência Anedótica?

A evidência anedótica pode causar diversas perdas financeiras ou até mesmo, impedir que indivíduos prosperem. Isso porque elas interferem na relação que temos com o dinheiro e investimentos.

Um exemplo são pessoas que acreditam que seu patrimônio terá melhores rendimentos na Poupança, comparado a outras aplicações. Quando existem diversos outros investimentos em renda fixa que provam o contrário.

Outro exemplo disso encontra-se em acreditar que renda variável é igual perder dinheiro, como já mencionado. Aplicar em ações ou Fundos Imobiliários tem riscos assim como qualquer tipo de investimento.

Mas, é um julgamento baseado em uma anedota informal que mais traz riscos. Já que muitas vezes leva o indivíduo a nem mesmo estudar e tentar entender o mercado financeiro.

Assim, perde-se muito mais por estar fora dele, do que dentro. Contudo, quem entende os impactos da evidência anedótica, busca os conhecimentos necessários para evitá-los e prosperar financeiramente além disso.