O que é Euribor?

A Euribor é uma abreviação de Euro Interbank Offered Rate, uma taxa interbancária oferecida em euro. Considerada uma das principais taxas financeiras dos países da área do Euro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ela se baseia nas taxas de juros aplicadas aos bancos europeus. Para os empréstimos de fundos a outros bancos em um curto prazo de contrato que visa manter a liquidez.

A Euribor considera 5 tipos de taxas e cada uma se refere a um período diferente em seu cálculo. Elas condizem ao período de maturidade dos empréstimos, são elas taxas de:

  • 1 semana;
  • 1 mês;
  • 3 meses;
  • 6 meses;
  • 12 meses.

Quem criou a Euribor foi a European Money Markets Institute em Dezembro de 1998. Logo após, em 1 de janeiro de 1999, o Euro foi definido como a moeda da União Europeia.

No dia 4 de janeiro do mesmo ano, a organização fez sua primeira publicação no mercado. Antes de sua criação, os países da União Europeia se baseavam em outras taxas.

Dentro do mercado financeiro, a importância das taxas Euribor é totalmente relevante pois a empresa é considerada uma referência. Ainda que seja calculada por meio de transações entre bancos. 

Por meio dela, vários produtos e serviços conseguem estabelecer sua base de referência para taxas de juros. O que serve para determinar os juros aplicados à hipotecas, contratos e poupança.

A organização tem forte relação também com a chamada taxa Eonia. Pois, ambas possuem o mesmo objetivo: servir de modelo as taxas de juros aplicadas por bancos em seus empréstimos.

Mas a Eonia, tem um painel de banco distinto e acaba considerando ainda os empréstimos de maturidade overnight. Ou seja, aqueles que são pagos de um dia para o outro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como Funcionam as Taxas Euribor?

O cálculo das taxas Euribor inicia-se através das operações feitas pelas instituições bancárias. Ao se considerar aquelas com uma saúde financeira boa e que fazem parte da European Banking Federation.

Assim, seu cálculo é realizado por meio da média dos juros e pela exclusão de 15% das taxas mais altas e das taxas mais baixas. 

Em seguida, ajusta-se o resultado e considera-se apenas os 3 decimais desse cálculo. Todos os dias às 11 horas do horário de Lisboa, as taxas Euribor são fixadas e transmitidas ao público.

Essas taxas são praticadas por bancos em seus empréstimos de fundos com outras instituições. Isso faz com que ela dependa ainda dos acordos instituídos entre os mesmos.

Quais aspectos podem afetar a Euribor?

Um dos principais pontos que afeta a Euribor acaba sendo sua relação de demanda e oferta nos empréstimos interbancários. Ademais, outros fatores que podem interferir em seu cálculo são:

  • Inflação nos países da União Europeia;
  • Crescimento econômico.

Por questões lógicas, a Euribor não contempla todos os bancos da União Europeia. Assim, contribuem com ela só quem lida com um grande volume de dinheiro na zona do Euro.

Em 2018, alguns dos bancos que faziam parte dessa parceria eram os seguintes:

  • National Bank of Greece (Grécia);
  • Deutsche Bank (Alemanha);
  • Société Générale (França);
  • Crédit Agricole (França);
  • HSBC France (França);
  • BNP Paribas (França);
  • DZ Bank (Alemanha);
  • Natixis, da (França);
  • Belfius (Bélgica).

Onde as Taxas Euribor são Utilizadas?

Por se tratar de uma taxa referencial, a Euribor é aplicada principalmente em linhas de crédito. Ou seja, a taxa é considerada ao calcular o valor das parcelas mensais.

Se esta está alta os juros aumentam, se estiver baixa os juros caem assim como suas parcelas. Além disso, seu cálculo costuma ser feito considerando o período de três meses.

A Euribor também é utilizada no mercado de crédito imobiliário e na rentabilidade da poupança. O que a torna um indicador de tendência nos juros das cadernetas.

Mas, esse referencial acaba sendo usado ainda no mercado financeiro como taxa básica de juros para os seguintes investimentos e operações: