Quem é Eugene Fama?

Eugene Fama é um economista norte-americano vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2013. Conhecido por suas grandes contribuições nesse campo através de estudos como a hipótese do mercado eficiente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O estadunidense foi laureado com o prêmio juntamente com os economistas Robert Shiller e Lars Peter Hansen. Durante seus anos longos de trabalho, Fama se tornou conhecido por suas contribuições:

  • Empíricas;
  • Teóricas.

Nascido em fevereiro de 1939 em Boston, nos Estados Unidos, Eugene Francis Fama é formado desde 1960 em línguas românicas pela Universidade Tufts.

Ao continuar seus estudos, Fama obteve um MBA (1963) e um doutorado (1964) em finanças e economia pela Universidade de Chicago. Lá passou a lecionar desde então.

Onde chegou, inclusive, a ser professor de finanças de Robert R. McCormick, que foi advogado e vereador norte-americano. Devido às suas contribuições durante anos, o economista tornou-se relevante no mercado financeiro.

Isso fez com que ele ganhasse a posição de conselheiro em investimento na Dimensional Fund Advisors.

A oitava maior empresa de investimentos privados existente, que administra ativos de forma seleta.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Carreira de Eugene Fama

A cerca de 5 décadas, Eugene Fama vem realizando seu trabalho como economista, fortemente orientado por dados. Assim desenvolveu diversas pesquisas e projetos relacionados às ações para compreender:

  • Noções de flutuação, risco e previsibilidade.
  • Comportamento dos seus preços.

Sua tese de doutorado "O Comportamento dos Preços de Ações” foi essencial para sua carreira. Pois foi onde Fama iniciou sua teoria que lhe rendeu um Nobel mais tarde.

The Behavior of Stock Market Prices”, em inglês, foi publicado em 1965. A tese marca-o como um dos primeiros economistas a analisar como as cotações de ações respondem a eventos.

Além de lhe render ainda, o título de sétimo economista mais influente de todos os tempos. De acordo com o Research Papers in Economics, um projeto voluntariado e colaborativo.

Para Eugene Fama, o preço das ações passa por um passeio aleatório. Uma conclusão que ele chegou ao analisar diversos movimentos históricos nas cotações de ações.

O termo estatístico refere-se a uma série de dados onde média e variância mudam ao longo do tempo. Dessa forma eles se tornam imprevisíveis em sua essência.

Isso torna extremamente difícil prever e vencer os movimentos de curto prazo do mercado de ações. Segundo Fama, uma carteira de ações amplamente composta detém maior vantagem ao investir. 

Se comparada ao esforço, considerado por ele inútil, para selecionar ações através da estratégia de Stock Picking.

Hipótese do Mercado Eficiente de Eugene Fama

A Hipótese do Mercado Eficiente de Eugene Fama, além do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas, lhe rendeu ainda notoriedade dentro do mercado financeiro. Isso o tornou relevante entre os investidores.

Segundo sua teoria, prever os movimentos de preço das ações no curto prazo é extremamente difícil. Pois, os mercados incorporam todo dado relevante disponível sobre esses preços rapidamente.

Com isso, torna-se quase impossível prever oscilações de curto prazo na cotação dos ativos. Assim como, nem superar no longo prazo o desempenho da média do mercado. 

Ou seja, ao considerar as informações disponíveis publicamente no momento que a aplicação é feita, é praticamente impossível obter retornos consistentemente superiores a essa média.

Em sua teoria, Eugene Fama defende ainda que existem 3 níveis de eficiência diferentes que devem ser considerados. São eles:

  1. Eficiência fraca: discorre sobre a eficiência do mercado em refletir todas as informações públicas historicamente disponíveis e como os retornos dele são independentes, retornos passados não auxiliam a prever os futuros;
  2. Eficiência semi-forte: absorve o nível fraco e defende que toda nova informação é absorvida imediatamente pelos preços que sobem ou caem, impossibilitando que investidores obtenham resultados acima da média;
  3. Eficiência forte: engloba os outros 2 níveis e defende que os preços refletem imediatamente toda informação pública ou privada, impossibilitando retornos acima da média mesmo se o investidor tiver "informações privilegiadas”.

Sua hipótese levou à ocorrência de inúmeras pesquisas em finanças e economia. Além disso, foi responsável pelo desenvolvimento dos Fundos de Índices de Ações, um instrumento de investimento.

Eugene Fama formulou ainda, junto a Kenneth French, trabalhos que lançam dúvidas sobre a validade do Modelo de Precificação de Ativos Financeiros. Através do Modelo de Três Fatores de Fama-French.