A esperada atualização do Ethereum (ETH), batizada de “hard fork London”, chegou ao mercado e traz algumas mudanças importantes para a plataforma que sustenta a segunda maior criptomoeda do mundo. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Proposta de Melhoria do Ethereum 1559 (EIP-1559) altera a forma como as taxas de transação são calculadas, idealmente suavizando-as e tornando-as menos voláteis.

O blockchain do ethereum tem um problema antigo de escalonamento, com taxas de transação altamente imprevisíveis e às vezes exorbitantes.

Essa oscilação é ruim tanto para os mineradores, que recebem as taxas, quanto para os usuários, que pagam pelas transações.

O problema piorou nos últimos meses com o aumento no interesse em tokens não fungíveis (NFTs), que são em sua maioria construídos no blockchain do ethereum.

Somando a isso, está o avanço no uso das finanças descentralizadas, ou DeFi, que também usam amplamente o blockchain do ethereum.

As mudanças no código foram projetadas para consertar muitos desses problemas destruindo ou “queimando” moedas de Ether (ETH) e mudando a forma como as taxas de transação funcionam para que sejam mais previsíveis. 

“Isso adiciona muita complexidade à lógica das taxas, mas é uma abordagem interessante que poderia estabilizar a dinâmica das taxas”, disse Nic Carter, sócio geral da Castle Island Ventures e cofundador da Coin Metrics.

O hard fork Londres consiste em cinco propostas de melhoria no blockchain da Ethereum chamados de EIPs. Cada um apresenta um conjunto de alterações no código. 

Hard fork” é uma atualização no software incompatível com versões anteriores. Isso significa que aqueles que quiserem permanecer conectados à rede Ethereum, precisam baixá-lo.

As mudanças no Ethereum chegam logo depois que o bitcoin (BTC) aprovou sua mais recente atualização chamada “taproot” que vai permitir a criação de aplicações dentro da blockchain da criptomoeda, acirrando a competição no mercado.

Continue a leitura para entender o que muda com o Ethereum London Hard Fork para a plataforma e para os investidores.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

Taxas mais previsíveis

Antes da atualização, os usuários participavam de uma espécie de leilão aberto a cada bloco, onde deveriam dar um lance de quanto estavam dispostos a pagar para que sua transação fosse captada por um minerador.

Os usuários que sentiam necessidade de priorizar suas transações ofereciam para pagar um prêmio mais alto para tentar obter preferência, o que podia ser extremamente caro. 

Com o EIP-1559, o protocolo da ethereum decidirá algoritmicamente a taxa de transação com base na demanda geral da rede.

“O EIP-1559 se destina realmente a criar um ecossistema que incentiva taxas de gás mais baixas”, disse Auston Bunsen, cofundador e CTO da QuikNode, que fornece infraestrutura de blockchain para desenvolvedores e empresas

“Isso é ótimo para usuários casuais do Ethereum e torna o uso do protocolo menos intimidante”, disse Eric Conner, co-autor do EIP-1559 e co-fundador do EthHub, ao CNBC Make It.

Ter o protocolo decidindo um preço uniforme deve evitar grandes picos nos preços, embora isso não signifique necessariamente que será mais barato para os compradores. 

No entanto, a atualização ainda permitirá que os usuários pulem a fila dando gorjetas.

Tamanho do bloco

Mais uma mudança fomentada pelo EIP-1559 é a duplicação do tamanho do bloco.

Em teoria, isso significa que o dobro do número de transações pode acontecer em cada bloco, porém, a atualização foi projetada de forma que o bloco esteja meio cheio. O objetivo é ajudar a atenuar os picos de demanda, ajudando as taxas a se manterem estáveis.

Tornar o tamanho do bloco dinâmico para que ele possa acomodar as flutuações na demanda é o que estabiliza a taxa básica.

“Parece muito simples, mas é uma solução de design realmente elegante para um problema que atormenta o ethereum desde seu início”, disse Matt Hougan, diretor de investimentos da Bitwise Asset Management, à CNBC.

Queima de Ether

Outra mudança importante no EIP-1559 é que parte de cada taxa de transação será queimada ou removida de circulação, o que começará a reduzir o fornecimento de Ether.

Com isso, a atualização cria uma espécie de pressão deflacionária sobre o ethereum, porque menos oferta pode potencialmente aumentar seu preço.

A queima de Ether também significa uma grande mudança para os mineradores, deixando-as com apenas duas fontes de receita.

Os mineiros ainda podem vender seu poder de computação para a rede e esperar ganhar uma recompensa pelo ether recém-criado, caso ganhem um bloco.

Eles também podem receber dicas de usuários que buscam priorizar sua posição dentro do bloco. Mas, a curto prazo, eles não ganharão tanto dinheiro quanto antes.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

Ethereum 2.0

Outro EIP incluído na bifurcação de Londres é o EIP-3554 que abre caminho para o ethereum 2.0, uma atualização e revisão total do sistema, que está em desenvolvimento há anos. 

Ethereum 2.0 faria com que a rede mudasse do sistema de mineração “prova de trabalho” (proof-of-work, PoW) de uso intensivo de energia, onde os mineiros resolvem equações matemáticas difíceis para criar novas moedas, para "prova de participação" (proof-of-stake, PoS), que apenas requer que os usuários aproveitem suas reservas em ether como meio de verificar transações e cunhar novos tokens. 

Essa mudança será enorme não apenas para o ethereum, mas para a comunidade mais ampla de criptomoedas em geral, uma vez que faria o consumo energético da mineração cair drasticamente.

O EIP-3554 traz um prazo importante para encorajar os mineiros de ethereum a atualizar seu software e se preparar para a mudança. 

“O objetivo é forçar os mineiros e operadores a atualizarem seu software após um determinado período de tempo”, explicou Nic Carter.

O que o EIP-1559 significa para investidores

Embora o EIP-1559 tenha como objetivo fortalecer o ecossistema de Ethereum, não é provável que haja muito impacto de curto prazo sobre os investidores, diz Meltem Demirors, diretor de estratégia da CoinShares, à CNBC.

Ainda assim, a atualização é importante, pois tem o potencial de melhorar a experiência do usuário do Ethereum e pode aumentar o preço do Ether (ETH).
No longo prazo, no entanto, os co-autores da proposta esperam tornar o Ether deflacionário, reduzindo a oferta. Isso seria “extremamente benéfico” para os investidores, o que poderia tornar o ativo uma reserva de valor.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.